Circuito das Praças oferece três atrações nesta sexta na Capital

Por - em 37

O Circuito Cultural das Praças vai movimentar três pontos da Capital nesta sexta-feira (20). No Ponto de Cem Réis haverá o ‘Forró no Centro’; na Feirinha de Tambaú, dança contemporânea, e no Largo de São Pedro, apresentação da banda ‘Mulambo Acústico’. O projeto é promovido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por intermédio da sua Fundação Cultural (Funjope).

Forró no Centro – É um projeto realizado em parceria entre a Funjope e a Associação ‘Soforró-PB’, que acontece todas as sextas-feiras, a partir das 18h, dentro da programação do Circuito Cultural das Praças, levando sempre grandes atrações, grupos de forró que desenvolvem trabalhos na Capital. Nesta edição, a atração é o grupo ‘Tamborete de Forró’, que promete animar o público com muito xote e baião, relembrando grandes ícones do ritmo nordestino. O grupo, que surgiu em 2005, é bastante requisitado nos eventos culturais, tendo realizado importantes shows pelo interior do estado, em cidades como Guarabira, Alagoinha, Bayeux, Capim de Mamanguape e Cabedelo.

O ativista cultural Chico Ribeiro, que é um dos idealizadores do ‘Forró no Centro’, revela que o projeto é algo que chegou pra ficar. “Isto é facilmente observado pela massiva presença do público em todas as edições, mostrando que o forró é algo que as pessoas desejam. Vale salientar que esta é uma ação afirmativa, realizada numa feliz parceria entre a Funjope e a Soforró”.

Novembro da Dança – Durante o mês de novembro, o Circuito Cultural das Praças também recebe o projeto ‘Novembro da Dança’, com apresentações do gênero em diferentes espaços públicos da Capital. Nesta sexta-feira, a Feirinha de Tambaú recebe, a partir das 20h, os grupos de dança contemporânea ‘Tap Arretado’ e ‘Pele Flamenca’.

O grupo ‘Pele Flamenca’, formado pelas dançarinas Naiara Gato, Leonor Santos e Beatriz Beccher, vai apresentar as coreografias ‘Tangos Flamenco’, ‘Alegria’, ‘Garrotin’ e ‘Sevillanhas’. Já o grupo ‘Tap Arretado’, vai mostrar o espetáculo ‘Tom no Pé’, uma viagem musical que inicia no ritmo vibrante do hip-hop, entra para um solo no ritmo de samba, atravessa a gostosa musicalidade da Bossa Nova e termina em cânone no versátil e popular estilo do sapateado americano Shim Sham Shimy.

Largo de São Pedro
– A banda ‘Mulambo Acústico’ é a atração do Largo de São Pedro, a partir das 21h30. O grupo musical surgiu da ideia de mesclar ritmos da cultura popular nordestina a outros estilos musicais, procurando situar a sua criação musical de forma contemporânea, num contexto global, a partir da poesia de Chico Berg, que escreve e compõe desde a década de 60. A diversidade musical do grupo compõe um mosaico de maracatus, cirandas, cocos, afoxés, jazz, rock, afrobeat e uma visível influência tropicalista.

A proposta ‘Mulambo Acústico’ conduz a uma apresentação de grande riqueza rítmica, harmônica, literária e lúdica. O grupo trabalha músicas de autoria própria, evidenciando-se no show uma estética onde se utilizam elementos da cultura regional e exploram-se, em especial, o violão e a viola nordestina, além da percussão de ritmos tradicionais, aliados a outras linguagens musicais, pertencentes a diferentes universos expressivos.