Circuito das Praças tem 19 atrações neste final de semana em bairros de JP

Por - em 136

Espetáculos de circo, com adaptação de obra de Sheakspeare, além de artes integradas e músicas estão na programação do Circuito Cultural das Praças desta sexta-feira (13). Contando com o sábado (14) e domingo (15), são 19 atrações selecionadas em edital público, além de convidados. O projeto é uma realização da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) e conta com a parceria da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).

O Circuito Cultural das Praças da edição 2011/2012 começou em setembro do ano passado e continua até março próximo. Foram selecionados, por meio de edital público, 432 apresentações nas áreas de música, cultura popular, artesanato, audiovisual, literatura, artes integradas, teatro, circo e dança. A programação conta ainda com artistas convidados da Sedes.

Ipês – Babau da Paraíba, do Mestre Clóvis, se apresenta na Praça Coriolano Coutinho, a partir das 17h. O bonequeiro, conhecido em todo o Brasil pela criatividade e talento para criar personagens, anda sempre acompanhado por algumas das suas criações como Branca de Neve, Geremias e Benedito. Além das apresentações, o brincante também ministra oficinas, passando os seus conhecimentos às novas gerações. Atualmente, o artista trabalha com cerca de 60 bonecos, que ilustram as suas performances.

Varadouro – Na Praça Antenor Navarro, a partir das 22h, a atração é o rock progressivo e psicodélico da Banda Invéxis, cujo nome vem do termo “Inversão existencial”. O grupo foi formado na cidade de João Pessoa, em 2007. Tem como projeção autoral o rock em geral, mesclado com ritmos brasileiros. O repertório traz 12 músicas próprias, como “Estação Paradoxo”, “A Mitológica Cidade”, “Imaginação” e outras composições. Todas são de autoria dos quatro integrantes – Wallyson Erlan (vocal e experimentos), Hélio Segundo (guitarra e vocal), Pablo Pessoa (baixo e vocal) e Helton Nascimento (bateria e percussão). Entre as influências estão Beatles, Pink Floyd, The Doors, Queen, Yes, Gilberto Gil, Clube da Esquina, Caetano Veloso, Guilherme Arantes, Raul Seixas, Mutantes e Secos e Molhados.

Rangel – Já na Praça da Amizade, a partir das 18h, é a vez da banda pessoense Fases da Lua, que desde 2000 toca nos palcos paraibanos. O grupo de rock progressivo é formado por Maurício Miranda (órgão, violão e voz), Rubem Cacho (guitarras e voz), Elvis Teódulo (baixo) e Ranieri (bateria). O trabalho traz influências do som dos anos 60 e 70. Juntos, eles irão tocar músicas do próximo CD “Reflexões de uma Lua Solitária” e algumas antigas, como “A Casa”, “Nuances”, “Elizabeth com as Flores”, “Quando Chega a Noite”, entre outras canções de autoria de Maurício Miranda.

Bancários – A partir das 19h, a Praça da Paz vai receber a Banda Conclave. Formado em dezembro de 2009, o grupo possui uma sonoridade baseada principalmente no thrash groove metal. No repertório estão covers e musicas autorais. Os integrantes são Marcus Machado (voz), Bruno Pacine (guitarra), Sinvaz Mendes (guitarra), Thardife “Mohamed” Vieira (baixo) e Marconi Júnior (bateria). A Conclave surgiu no final de 2009. No momento, se prepara pra gravação do seu primeiro álbum, que deverá ser lançado agora, em 2012.

Mangabeira – O espetáculo de artes integradas “É Sobre Cordéis” é a atração da Praça do Coqueiral, em Mangabeira, às 19h.

Tambaú – A Lapinha Menino Deus, coordenada por Ednaldo Barbosa, do Bairro dos Novais, se apresenta a partir das 19h, na Feirinha de Tambaú. O grupo surgiu inspirado na Lapinha Jesus de Nazaré, do Mestre Maciel, e tem feito performances em eventos populares da cidade, entre eles nas edições anteriores do ‘Circuito Cultural das Praças’.

Manaíra – o rapper, grafiteiro, educador social e coordenador estadual da Frente Brasileira de Hip Hop, Dennys Anjo, está na programação da Praça do Skate, a partir das 19h. O trabalho do artista foi iniciado em 2002 e ele já passou por vários projetos musicais da cena rap de João Pessoa. Chegou a ser MC do polêmico grupo Anjos Rebeldes MC’s, gravando um disco demo intitulado “Inicio do Domínio no Meio de Inimigos”. Foi o primeiro a fazer gangsta rap na Paraíba. Atualmente, apresenta um trabalho solo. Entre as músicas tocadas, todas de autoria do artista, estão “Paraíso Interno, “Desse Amor”, “Você + Eu”, “Linda Garota” e “Máfia Gangsta”.

Depois da apresentação de Dennys Anjos, o público vai contar com a animação do grupo convidado Zefirina Bomba. O grupo paraibano começou em 2003 com a idéia de experimentação sonora, utilizando instrumentos não convencionais, como berimbau e viola. Este interesse surgiu a partir da observação dos violeiros no centro da cidade, percebendo que a sonoridade mais áspera e aguda da viola vai de encontro aos padrões de banda de rock e ao mesmo tempo remete às raízes locais como Otacílio Batista, Zé Ramalho e Jackson do Pandeiro. Juntos, os integrantes já fizeram mais de 350 apresentações em quase todos os estados da federação. Recentemente, foram convidados para tocar no SXSW, em Austin, no Texas (EUA), e estão de volta agora a João Pessoa depois de uma turnê pela Europa. O público do ‘Circuito Cultural das Praças’ vai ouvir um trabalho que soa como uma espécie de “hardcore” alternativo, com pitadas de punk.

Cidade Verde – na Praça Encanto Verde, na Cidade Verde, estão programadas duas atrações, cuja apresentação será a partir das 19h. Uma delas é o espetáculo “Expondo As Artes Cênicas”. No mesmo local o público poderá assistir à performance de circo, intituladA “Macbelo”, da Companhia Retalhos. Trata-se da adaptação da tragédia Macbeth, de Sheakspeare, contada de forma lúdica e em linguagem circense, alcançando os mais diversos públicos.

Confira a programação completa deste final de semana:

Sexta-feira (13/01)

– Bairro dos Ipês (Praça Coriolano Coutinho) – 17h

Babau da Paraíba, do Mestre Clóvis

– Varadouro (Praça Antenor Navarro) – 22h

Banda Invéxis

– Rangel (Praça da Amizade) – 18h

Banda Fases da Lua

– Bancários (Praça da Paz) – 19h

Banda Conclave

– Mangabeira (Praça Coqueiral) – 19h

Espetáculo de artes integradas “É Sobre Cordéis”

– Tambaú (Feirinha de Tambaú) – 19h

Lapinha Menino Deus

– Manaíra (Praça do Skate) – 19h

Dennys Anjo

Zefirina Bomba (grupo convidado)

– Cidade Verde (Praça Encanto Verde/ Anfiteatro João Balula) – 19h

“Expondo as Artes Cênicas”

Espetáculo de circo “Macbelo”

Sábado (14/01)

– Castelo Branco (Praça da Cultura) – 19h

Lapinha São Sebastião

– Manaíra (Praça Alcides Carneiro) – 17h

Espetáculo de circo “A Mala do Mala”

– Bessa (Praça do Caju) – 19h

Grupo Real Futuro Antigo

– Padre Zé (Praça da Conquista) – 19h

Forró Apimentado, com Werlainy Lopes

– Funcionários I (Praça Lauro Wanderley) – 19h

Espetáculo “Ser Brasileiro/ Terra Sol Madrugador”

– Jaguaribe (Praça Aquiles Leal) – 19h

Piratas de Jaguaribe

– Funcionários II (Praça Bela) – 19h

Espetáculo de dança “Ponto de Vista”

– Valentina (Praça Soares Madruga) – 19h

Espetáculo de dança “3 Pontos”

– Alto do Mateus – 17h

Emanuel Américo e Primeira Dimensão

Domingo (15/01)

– Estação Cabo Branco –  Ciência, Cultura e Artes (Praça da Esperança) – 19h

Urso Canibal