Circuito das Praças tem lançamento de CD e espetáculos de dança e teatro

Por - em 28

No ‘Circuito Cultural das Praças’ deste sábado (19) tem o show de lançamento do CD ‘Deixe-se Levar’, da cantora paraibana Anne Raelly, as apresentações das bandas de death metal Dissidium e Soturnos, a diversidade musical da banda Madalena Moog, espetáculos de dança do ventre e hip hop, o grupo de brincantes mambembes ‘Los Iranzi’ e muito mais. Ao todo, são 12 atrações que mostrarão seus trabalhos em 10 praças da Capital e na Estação Cabo Branco.

Realizado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da sua Fundação Cultural (Funjope), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) o circuito é um meio de incentivo e valorização a diversidade cultural e o trabalho dos artistas paraibanos. A programação é realizada de forma permanente em diversos bairros e as atrações selecionadas, 432 ao todo, por edital público, além de artistas e grupos convidados pela Sedes.

Estação Cabo Branco – A cantora Anne Raelly fará neste sábado (19) o show de lançamento do CD ‘Deixe-se Levar’, a partir das 19h, no auditório da Estação Cabo Branco. O trabalho é o primeiro solo da artista que tem se destacado na cena musical paraibana como revelação da nova geração de compositores e intérpretes do Estado. O CD ‘Deixe-se levar’ é fruto de uma produção independente e teve sua finalização patrocinada pelo Fundo Municipal de Cultura (FMC).

O disco mescla estilos como samba, pop, maracatu e blues, numa tendência ainda inclassificável dentro da música popular brasileira. As composições revelam alguém que lida com o som e com as palavras com intimidade, letras que falam de amor, de amizade, de vida, de sonhos, entrelaçadas com uma sonoridade que nos leva a pensar, sentir, dançar, enfim, músicas para todos os gostos.

Castelo Branco – A cantora e compositora paraibana, Giselda Campos se apresenta a partir das 19h, na praça da Nossa Senhora da Paz (Cultura). Ela estará acompanhada da banda Matéria Orgânica, formada por Karlyto (guitarra e teclado), Paulo Paiva (baixo) e Ronaldo (bateria). No repertório estão incluídas músicas autorais e canções de cantores nacionais e internacionais, com o estilo ligado ao pop rock, blues e jazz. O grupo vai apresentar o show “Cultura Ecológica”. O trabalho tem o objetivo de conscientizar sobre o meio ambiente através da arte, com apresentação de música e dança. A abertura do show contará com a participação da banda de rock Jardim Cômico, atração convidada da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes).

Manaíra – O espetáculo “Alquimia” será apresentado pela bailarina Anne Mel neste sábado, a partir das 17h, na Praça Alcides Carneiro. A performance consiste em apresentação de dança do ventre em caráter solo, incluindo aspectos modernos, clássicos, fusão e folclore do povo árabe.

Bessa – Um dos maiores representantes da cultura hip hop, na Paraíba, o grupo de dança Coletivo Tribo Éthnos é a atração da praça do Caju, a partir das 19h. Com o espetáculo ‘Ethnotron – Ghetto Experiment’, o grupo integra técnicas e referências de vários estilos de dança (dança de rua, étnicas, populares, balé, etc.), artes marciais e yôga numa abordagem contemporânea. Formado há 21 anos, o Coletivo Tribo Éthnos tem como expressões principais, a música e a dança e se utiliza de outras linguagens artísticas como artes gráficas, artes plásticas, literatura, fotografia, moda (indumentária) e quadrinhos, unindo as expressões da cultura local, ancestral e regional com elementos de outras culturas valendo-se das linguagens tradicionais em consonância com os movimentos contemporâneos.

Padre Zé – Um espetáculo que aborda uma temática lírica, falando sobre clássicos de filmes de terror, que se misturam a uma sonoridade Death Metal, por vezes densa e aterrorizante. Assim se caracteriza o trabalho idealizado pela banda Dissidium, que se apresenta a partir das 19h, na Praça da Conquista, mostrando o trabalho desenvolvido no EP (Extended Play) ‘Danse Macabre’. Formada no início de 2000, Dissidium vem mantendo seu estilo, influenciado por bandas como Obituary, Morbid Angel, Malevolent Creation, Deicide e Death.

Funcionários I – Outra banda de Death Metal compõe a cena do ‘Circuito Cultural das Praças’ deste sábado (19). A partir das 19h, a banda Soturnus se apresenta na Praça Lauro Wanderley, mostrando canções inspiradas em bandas internacionais do estilo Doom/Death do início dos anos 90 como Paradise Lost, My Dying Bride, Amorphis, Candlemass e Anathema Black. Para o grupo, formado em 2000, as letras são parte fundamental da música e nas composições próprias buscam inspiração nas dores e paixões humanas, nas relações de poder entre as pessoas, sejam elas sexuais ou psicológicas, e em autores como Augusto dos Anjos, Fernando Pessoa, Michel Foucault e Marquês de Sade.

Jaguaribe – O grupo de brincantes mambembes ‘Los Iranzi’ apresenta o espetáculo ‘Papobrinlou Esfatempou’, às 19h, na Praça Aquiles Leal. O público vai poder viajar por uma história lúdica de uma família de artistas que perdeu o seu circo ‘Tomara que não chova’ e desde então resolveram sair em uma carroça a mambembar pelo mundo, levando arte, alegria, poesia, brincadeiras e histórias no contexto do circo, teatro e da cultura popular. A trupe trabalha um universo poético, recheado de cores, músicas e alegria. O espetáculo é patrocinado pelo Fundo Municipal de Cultura (FMC).

Funcionários II – Na Praça Bela a vez será do grupo de dança Novos Tempos que apresenta o espetáculo Guerra dos Sexos, a partir das 19h. A apresentação conta com estilos como hip hop, samba e dança contemporânea, fazendo uma comparação entre os gêneros masculino e feminino. Através da dança homens e mulheres decidem quem está com a razão até perceberem que unidos são mais fortes de que separados. A direção é de Preta Sam.

Gervásio Maia – Nando Azymuh e banda apresentam o show ‘No Escuro’, a partir das 19h. No repertório músicas do CD lançado no ano passado com canções autorais, a exemplo de ‘Balé na Areia’, ‘Mundo Cor de Rosa’, ‘Sem Você’ e ‘Olhos de Proa’, e também músicas de outros artistas como Lenine, Jorge Vercilo, Elba Ramalho, entre outros. O cantor caracterizou o seu estilo como “música boa para se ouvir” e disse que é adepto do soul a bossa nova, formando uma diversidade de estilos. Natural de João Pessoa, Nando Azymuth começou sua carreira musical na década de 70, ainda adolescente. Estreou como cantor de conjuntos musicais e hoje já soma mais de 30 anos cantando. O espetáculo musical vai acontecer na Praça da Esperança.

Valentina – O cantor e compositor Nando Levy leva o melhor do reggae para os moradores do bairro do Valentina. Com quase 20 anos de carreira, Nando Levy e a banda Raiz da Jamaica apresentam o show do CD Novo Mundo, a partir das 19h, na Praça Soares Madruga.

Alto do Mateus – A banda Madalena Moog é a atração da Praça da Mangueira, a partir das 17h. Com um repertório totalmente autoral, os músicos apresentam o show do álbum “Samba pro seu dia”, gravado em 2010. Com 10 anos de estrada, a banda composta por Patativa Moog (guitarra e voz), Valter Pedrosa (guitarra), Jansen Carvalho (baixo) e Emerson Pimenta (bateria e percussão) apresenta canções marcadas pelo samba, bossa e marchinhas, temperadas pelo rock and roll, numa mistura de ritmos que se funde de modo inquietante e provocativo. Casas coloridas, ladeiras históricas e ruas da cidade antiga são retratadas nas músicas que convidam o povo para a festa, para a celebração.

Serviço:

Confira a programação deste sábado (19):

– Estação Cabo Branco – 19h

Anne Raelly (música)

– Castelo Branco (Praça da Cultura) – 19h

Giselda Campos e banda Matéria Orgânica (música)

Convidado da Sedes: Banda Jardim Cômico (música)

– Manaíra (Praça Alcides Carneiro) – 17h

Anne Mel – “Alquimia” (dança)

– Bessa (Praça do Caju) – 19h

Coletivo Tribo Éthnos – “Ethnotron – Ghetto Experiment” (dança)

– Padre Zé (Praça da Conquista) – 19h

Banda Dissidium – “Danse Macabre” (música)

– Funcionários I (Praça Lauro Wanderley) – 19h

Banda Soturnos (música)

– Jaguaribe (Praça Aquiles Leal) – 19h

Grupo Los Iranzi – “Papobrinlou Esfatempou” (teatro)

– Funcionários II (Praça Bela) – 19h

Novos Tempos – “Guerra dos Sexos” (dança)

– Gervásio Maia (Praça da Esperança) – 19h

Nando Azymuh – “No Escuro” (música)

– Valentina (Praça Soares Madruga) – 19h

Nando Levy – “Novo Mundo” (música)

– Alto do Mateus – 17h

Madalena Moog – “Samba pro seu dia” (música)