Circuito das Praças traz teatro e hip-hop no sábado e domingo

Por - em 24

Neste sábado (16) e domingo (17) O Circuito das Praças vai ocupar dez praças espalhadas nos bairros da Capital. No sábado, a única atração do projeto é a apresentação do grupo Gruta, na praça Aquiles Leal, em Jaguaribe. No noite de domingo (17) são nove praças com shows de chorinho, hip-hop, teatro de bonecos e cavalos marinho.

Os moradores de Jaguaribe terão a oportunidade de assistir ao espetáculo Cordel em Retalhos, do Grupo Gruta, que começa às 20h, que apresenta os contadores ambulantes que percorrem os caminhos do sertão nordestino, com suas cantigas e histórias. Através da encenação os atores expressam a força e a luta do povo nordestino através da linguagem dessas pessoas. De acordo com a assessoria de Imprensa do grupo, esses contadores, ao mesmo tempo que vivem interpretam os personagens do espetáculo. As músicas e danças são frutos da pesquisa do livro “Do Lundu ao Samba” pelos caminhos do côco de Elvira D’Amorim e Dinalva Araújo, bem como de composições do grupo.

A dramaturgia do espetáculo é uma colagem de quatro textos da porta-voz da realidade nordestina, através da arte de Lourdes Ramalho: “Prometeu Acorrentado”, Por que a Noiva botou o noivo na Justiça”, “Defesa de um caboclo e pau de arara”. O elenco é formado por Ismar Pompeu, Joálisson Cunha, Gigliolla Melo, Rosa de Lima e Wanda Oliveira.

Nove praças – O Circuito das Praças prossegue no domingo (17). Na praça da Paz, nos Bancários, tem show do grupo de Rappers, do projeto Cufa. Em Mangabeira, na praça do Coqueiral, tem a música regional expressa no puro chorinho com o grupo Choriço. No Funcionários I, na praça Lauro Wanderlei, o espaço será ocupado pelo Orinaxé. Na praça Bela, no Funcionários II, quem se apresenta é Josias Braga. Ainda na Zona Sul cidade, na praça da Esperança, no Gervásio Maia, o público vai ter a oportunidade de acompanhar a apresentação dos Cirandeiros do Vale do Gramame. No Rangel, na praça da Amizade, a Companhia Boca de Cena faz apresentação única.

No Alto do Mateus, na praça da Mangueira, os moradores poderão assistir a apresentação do Teatro de Bonecos. Em Manaíra, na praça Alcides Carneiro, o Cavalo Marinho Infantil de Mestre Zequinha é a atração da noite. Na praça do Caju, no Bessa, apresentação de Xibalua. Todos os shows e apresentações têm início previsto para as 18h.