Clube da Pessoa Idosa oferece curso de artesanato de material reciclável

Por - em 283

Tecidos de sombrinhas velhas se transformam em bolsas e almofadas. Garrafas plásticas viram flores decorativas. Jornais jogados no lixo servem para a composição de cestas, máscaras e porta retratos. Na oficina de artesanato do Clube da Pessoa Idosa (CPI) cerca de 30 alunos usam materiais reciclados para confecção de peças decorativas que ficam permanentemente expostas na sala ou são levadas para feiras de artesanato.

De acordo com Margarida Nóbrega, mais conhecida pelo alunos como Professora “Flô”, muitos dos artigos confeccionados por eles são comercializados e a renda revertida para o próprio curso ou outro setor do clube. Ela disse que o mais importante na oficina é o desenvolvimento da criatividade, que beneficia os alunos idosos com o aumento da concentração e a ocupação do tempo ocioso.

Na oficina os alunos trabalham, ainda, com bordados, pintura de tecidos e crochê. A maioria dos trabalhos nasce de materiais que ninguém quer, que os próprios alunos encontram no lixo de casa ou na rua. “Todos já têm essa conscientização de que uma simples lata atirada ao lixo pode virar artesanato”, disse a professora.

A oficina acontece duas vezes por semana, nas terças e quintas-feiras, nos horários das 8 horas e das 14 horas. Qualquer pessoa a partir dos 60 anos, inscrita no Clube da Pessoa Idosa, pode participar gratuitamente. Cerca de 400 idosos são atendidos atualmente pelo CPI, que é vinculado ao Instituto de Previdência da Prefeitura de João Pessoa.

Ele oferece, gratuitamente, 25 oficinas entre atividades físicas ou lúdicas como hidroginástica, alongamento, judô, natação, informática, teatro, psicoterapia, dança, yoga, oficina de memória e coral, além de uma Estação Digital, biblioteca, sala de jogos e serviços assistenciais de fisioterapia e enfermagem.

Para se inscrever em uma das oficinas oferecidas pelo clube é preciso ter independência física e de locomoção e realizar exames prévios cardiológicos e ginecológicos, no caso das aulas que utilizam a piscina. Ele está localizado na rua Ana Guedes Vasconcelos, sem número, no bairro Altiplano, ao lado da Escola de Magistrados. Para entrar em contato com a administração do clube só ligar para o telefone 3252-1604 ou enviar e-mail para o endereço clubedpidoso@hotmail.com.