Clube da Pessoa Idosa oferece cursos, lazer e ações de saúde

Por - em 358

Aproximadamente 400 idosos estão sendo atendidos pelo Clube da Pessoa Idosa da Prefeitura de João Pessoa. O espaço, localizado no Altiplano Cabo Branco, oferece cursos, atividades físicas, lazer e fisioterapia. Para se inscrever basta ter idade a partir dos 60 anos e preencher uma ficha com dados sócio-culturais e as atividades de interesse.

O clube é vinculado ao Instituto de Previdência do Município (IPM) e segundo a superintendente adjunta do órgão, Paula Frassinete, foi criado dentro da proposta de novas políticas públicas para a pessoa idosa. Atualmente o CPI oferece, também, consulta jurídica sobre os direitos do idoso.

“É importante registrar que o trabalho do IPM não é só o de gerir a previdência do quadro efetivo de funcionários da administração municipal, mas também de pensar e criar ações para garantir mais qualidade de vida”, disse Paula. O Clube da Pessoa Idosa começou a funcionar em 2008.

No local são oferecidas, gratuitamente, 25 oficinas entre atividades físicas ou lúdicas, como hidroginástica, alongamento, judô, natação, informática, teatro, psicoterapia, dança, yoga, oficina de memória e coral, além de uma Estação Digital, biblioteca, sala de jogos e serviços assistenciais de fisioterapia e enfermagem.

Para se inscrever em uma das oficinas oferecidas pelo Clube é preciso ter independência física e de locomoção e realizar exames prévios cardiológicos e ginecológicos, no caso das aulas que utilizam piscina.

Paula Frassinete disse que o clube recebe idosos de Santa Rita a Cabedelo e compreende uma área de 6.880 metros quadrados. Algumas oficinas são fruto de parcerias com instituições, a exemplo do Unipê e IFPB (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba). Mensalmente são realizados eventos como sessão de cinema com pipoca, bailes e palestras.

O Clube da Pessoa Idosa está localizado na Rua Ana Guedes Vasconcelos, s/n, no bairro Altiplano, ao lado da Escola de Magistrados. Para entrar em contato com a administração do clube, ligar para o telefone 3252-1604 ou enviar e-mail para o endereço clubedpidoso@hotmail.com.