Clube da Pessoa Idosa oferece diversas atividades gratuitas para população

Por Monica Melo - em 1580

Para quem já tem mais de 60 anos e energia de sobra para manter-se ativo, participando de atividades físicas, culturais e de lazer, uma alternativa é se inscrever no Clube da Pessoa Idosa de João Pessoa. O local oferece mais de dez atividades diferentes voltadas exclusivamente para essa faixa etária. As inscrições são permanentes e podem ser feitas na sede do Clube, no bairro do Altiplano.

No local são realizadas diversas práticas que estimulam tanto o bem-estar da saúde física como a mental. As atividades incluem: natação, alongamento, hidroginástica, yoga, pilates, artesanato, coral, oficina da memória, além de terem acesso a serviços de saúde, como fisioterapia, nutrição e psicoterapia e serviço de enfermagem. O Clube da Pessoa Idosa ainda promove a exibição de filmes uma vez por mês, além de palestras temáticas mensais e passeios programados para os usuários.

As atividades são administradas pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por meio do Instituto de Previdência do Município (IPM). Segundo a secretária adjunta do IPM, Adriana Urquiza, a partir desse primeiro núcleo de atividades, a gestão está avançando em ações especiais para esse grupo social. “A nossa meta é tornar João Pessoa referência nacional em atenção aos idosos no desenvolvimento de políticas para as pessoas nessa faixa etária”, reforça a secretária.

Os idosos interessados podem se inscrever gratuitamente e o número de participantes varia de acordo com o curso oferecido. De acordo com a Coordenadora do Clube Grayce Bittencourt, “para participar das atividades é necessário que o idoso compareça pessoalmente ao clube antes de escolher a atividade e para que conheça o espaço. É preciso levar ainda o documento de RG, uma foto 3×4 e CPF. Se a matrícula for para atividade física, a exigência é que a pessoa apresente o atestado médico cardiológico. Para participar das atividades na piscina, deve-se acrescentar o atestado dermatológico, citológico e exame de urina para homens.

Serviço – O Clube da Pessoa Idosa fica localizado na Rua Ana Guedes Vasconcelos, S/N, no Altiplano. Informações sobre cursos, oficinas, atividades, inscrições e horários podem ser obtidas pelo telefone 32221005 ou 32221545 ou através do e-mailipmclube@gmail.com. As atividades são realizadas de segunda à sexta-feira, no horário da manhã e tarde.