Clube da Pessoa Idosa oferece qualidade de vida durante todo ano

Por - em 54

O Clube da Pessoa Idosa é um espaço de lazer e atividades diversas para as pessoas a partir de 60 anos. Há vagas abertas para mais de 15 modalidade durante todo ano Quem desejar participar basta procurar a sede que está localizada no bairro do Altiplano e é administrado pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP) através do Instituto de Previdência do Município (IPM). O Clube também atende a comunidade em geral e possui um calendário de eventos e cursos.

Edeuza Pontes, coordenadora do Clube do Idoso, informou que são oferecidas mais de 15 atividades entre físicas, culturais, de lazer e mentais, dentre elas: hidroginástica, ioga, natação, judô, informática, alongamento, canto/coral, teatro, xadrez, dança de Salão e oficina de plantas medicinais. O espaço ainda disponibiliza atendimento em fisioterapia, oficina sobre mitos e lendas do folclore, entre outras. A inscrição é gratuita. O número de participantes varia de acordo com o curso oferecido.

“Para participar das atividades é necessário que o idoso compareça pessoalmente ao clube para antes de escolher a atividade, conheça o espaço. Ele não deve esquecer de levar o documento de RG. Se a matrícula for para atividade física, a exigência é que a pessoa apresente o atestado médico cardiológico”, explicou Edeuza.

A coordenadora afirmou ainda que o clube disponibiliza três atividades especificas para a comunidade em geral, que são: canto/coral, oficina de plantas medicinais, que acontece às terças-feiras, a cada 15 dias, e a Estação Digital.

A dona de casa Eliete de Andrade, de 54 anos, que participa do curso de teatro, coral e alongamento, afirmou que antes de freqüentar o clube a única atividade física que fazia era caminhar.  “Hoje, com o Clube, eu tenho uma segunda casa, onde todos os dias participo das oficinas. Eu acho esse espaço muito importante, foi aqui que eu me encontrei”, afirmou a frequentadora.

Quem também é matriculada em vários cursos é a aposentada Socorro Parigot, de 64 anos, que veio do Estado do Acre há sete meses. “Eu cheguei em João Pessoa em busca de uma melhor qualidade de vida e aqui, neste Clube, eu encontrei”, revelou a aposentada.

Uma das atividades realizadas mensalmente e muito prestigiada pelos idosos e até familiares é o baile. Neste mês de maio, o evento acontece na próxima sexta-feira (27). A atração será o DJ Gui Raiz que vai animar o público com o repertório dos anos 60, 70 e 80. O show começa a partir das 15h, no salão de eventos do próprio clube.

Evento – A coordenação do Clube prepara uma programação especial durante o ano. Nos dias 1, 2, 3 de junho, por exemplo, será realizada a ‘II Semana do Meio Ambiente, Saúde e Qualidade de Vida’. Durante o evento, será realizada paralelamente a ‘Feira de Práticas de Integração’ onde o público poderá conhecer terapias e práticas como reiki, reflexologia, ioga, acupuntura auricular, biodança, danças circulares, terapia comunitária, entre outras. A atividade acontece em parceria com as Secretarias de Saúde (SMS) e do Meio Ambiente (Seman).

Estrutura – O Clube da Pessoa Idosa foi inaugurado em janeiro de 2008 e nesse tempo já atendeu cerca de 5 mil pessoas. Atualmente, quase 450 idosos participam das diversas atividades. O espaço possui 489 metros quadrados de área, distribuídas e cinco salas, um auditório, dois depósitos, cinco banheiros, uma piscina, uma Estação Digital, uma biblioteca, um salão para jogos e atividades, jardim e estacionamento.

Serviço – O Clube da Pessoa Idosa fica localizado na Rua Ana Guedes Vasconcelos, S/N, no Altiplano. Informações sobre cursos, oficinas, atividades, inscrições e horários podem ser obtidas pelo telefone 3252-1604 ou através do e-mail clubeppidoso@hotmail.com. As atividades são realizadas de segunda à sexta-feira, no horário da manhã e tarde.