Clube de Orquestra Bandeirantes da Torre fecha programação de junho do ‘Corredor Cultural’

Por - em 55

O “Corredor Cultural” deste sábado (30), que começa a partir das 15h, vai levar som carnavalesco ao Beco da Cachaçaria Philipeia, com a presença do Clube de Orquestra Bandeirantes da Torre. A iniciativa é da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope). O clube carnavalesco fecha a programação do mês de junho do projeto.

A ideia surgiu em 21 de abril de 1950, quando um grupo de amigos fundou o Tiradentes Esporte Clube Recreativo. A equipe também foi responsável por criar, no ano seguinte, o “Clube Carnavalesco Bandeirantes da Torre”. Foi então que a agremiação adotou a denominação de “Tiradentes Esporte Clube Recreativo Bandeirantes da Torre” e se filiou à Federação Carnavalesca de João Pessoa.

A sugestão do nome partiu de um dos integrantes, que tinha chegado de uma viagem a São Paulo. Na época, o monumento dos Bandeirantes estava sendo construído na Capital paulistana, enaltecendo a história do grupo de desbravadores que é considerado um dos responsáveis pela interiorização do País.

Premiações – Ainda no início da década de 50, já no primeiro desfile, o clube carnavalesco conquistou o terceiro lugar. Em 1952, o “Bandeirantes” se sagrou campeão do Carnaval Tradição de João Pessoa. No decorrer da sua história, a agremiação da Torre conquistou vários campeonatos e inúmeros segundos e terceiros lugares.