Clube do Idoso realiza II Semana do Meio Ambiente

Por - em 30

Entre os dias 1º e 3 de junho, o Clube da Pessoa Idosa realiza a II Semana do Meio Ambiente, Saúde e Qualidade de Vida. O evento, que ocorre sempre das 8h às 17h, é uma promoção do Instituto de Previdência do Município (IPM), em parceria com as secretarias municipais de Meio Ambiente (Semam), Saúde (SMS), Desenvolvimento Social (Sedes) e Educação (Sedec), além do apoio do Sindicato das Terapias Holísticas, Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Centro de Educação e Saber Popular (Cedesp).

Nos três dias do evento acontece a Feira de Práticas Integrativas Complementares em Saúde, com o objetivo de informar e proporcionar às pessoas idosas de João Pessoa (e da região metropolitana) a vivência de terapias que buscam estimular os mecanismos naturais de prevenção de agravos e recuperação da saúde. Também se pretende mostrar, na prática, as diferenças existentes entre as terapias, dando ênfase à escuta acolhedora, ao desenvolvimento do vínculo terapêutico e à integração do ser humano com o meio ambiente e com a sociedade.

Boa saúde – As práticas integrativas e complementares são técnicas que tratam a saúde do indivíduo por inteiro, ou seja, mente, corpo e espírito deixam de ser partes isoladas e passam a ser um todo, desde a prevenção até o tratamento e a cura.

Acupuntura, homeopatia, plantas medicinais/fitoterapia, medicina antroposófica e termalismo social/crenoterapia são práticas que estimulam os mecanismos naturais de prevenção de agravos e a recuperação da saúde, contribuindo para a promoção da saúde, a inserção social, a redução do consumo de medicamentos, a elevação da autoestima e a melhoria da qualidade de vida.

Para ampliar o acesso a essas práticas, antes restritas à rede privada, o Ministério da Saúde aprovou, em 2006, a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde (SUS).

Onde fica

Clube da Pessoa Idosa

Rua: Ana Guedes Vasconcelos, s/n – Altiplano

Telefone: 3252-1604