COB visita locais onde ocorrerão as Olimpíadas Escolares 2011

Por - em 29

Uma equipe do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) desembarcou nesta segunda-feira (29) em João Pessoa para visitar as obras dos 16 locais que abrigarão as Olimpíadas Escolares 2011, na categoria 12 a 14 anos. O evento, que ocorre nos próximos dias 9 e 18 de setembro, é realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). O investimento total é de R$3,5 milhões.

O evento esportivo deve reunir cerca de quatro mil estudantes, de 27 delegações, disputando 12 modalidades. Em março deste ano, o prefeito de João Pessoa Luciano Agra assinou o convênio com o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), que confirmou a capital paraibana como cidade-sede das Olimpíadas Escolares 2011.

A comitiva do COB fica na cidade até o início da competição e a partir desta terça-feira (30) segue uma agenda de inspeções nos locais em que serão realizadas as disputas escolares. As quadras em que acontecerão as competições estão em fase de finalização das obras.

De acordo com o secretário adjunto de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer), Thiago Pacheco, todas as sedes das disputas passarão por alguma reforma. “Os preparativos estão em fase final e entregaremos os 16 locais previstos para as disputas. Além das quadras que estamos reformando, também serão utilizados espaços em escolas municipais”, destacou.

O principal local das disputas será o Centro de Treinamento Esportivo (Vila Olímpica), que está sendo construído no bairro do Valentina Figueiredo. O local tem mais de 12 mil quadrados e possui uma pista de atletismo, um campo de futebol em medidas oficiais e ainda uma piscina semi-olímpica. O complexo esportivo vai contar também com vestiários para atletas, cabine de imprensa para transmissões de TV e de rádio e arquibancadas para aproximadamente mil pessoas.

Esta será a primeira vez que a Capital paraibana sediará o evento da categoria. Em 2007 e 2008, João Pessoa recebeu as Olimpíadas Escolares Nacionais na categoria 15 a 17 anos. As Olimpíadas Escolares 2011 terá disputas em 12 modalidades: atletismo, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei, xadrez e badminton, que estreia na competição.

Parceria – Além das locações de propriedade da administração municipal, serão utilizados dois locais cedidos pelo Governo da Paraíba: a Vila Olímpica Ronaldo Marinho (Bairro dos Estados) e o Estádio Ronaldo Cunha Lima, o ‘Ronaldão’ (Bairro do Cristo Redentor), que servirá de palco para a solenidade de abertura da competição.