Coco de Gurugi é atração do projeto ‘Corredor Cultural’ neste sábado

Por - em 216

Quem for assistir aos shows de chorinho do ‘Sabadinho Bom’ nesse sábado (7), no centro da cidade, pode aproveitar para dançar ao som do ‘Coco Novo Quilombo’ de Gurugi, que se apresenta no final da tarde pela Rua Braz Floriano (beco da Cachaçaria Filipeia), perto da praça Rio Branco. O evento faz parte do projeto de cultura popular paraibana ‘Corredor Cultural’ promovido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) através da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), todos os fins de semana  a partir das 16h.

Acompanhado pelo bombo, caixa e ganzá, o ‘Coco de Gurugi’ é “puxado” por Dona Lenita. A manifestação cultural dá continuidade à tradição que a brincante aprendeu com os pais. A dança é feita em roda e remete às tradições africanas, muito fortes na região onde reside a comunidade, localizada no Conde.

Ocupada por afrodescendentes há mais de 150 anos, Gurugi e Ipiranga foram reconhecidas como comunidades remanescentes de quilombos. O coco de roda tem contribuído como um dos aspectos fundamentais para o fortalecimento da identidade cultural local e o senso comunitário.

O projeto – O ‘Corredor Cultural’ leva todos os sábados cultura popular ao beco da Cachaçaria Filipéia. O projeto incentiva a ocupação natural do Centro Histórico, que vem acontecendo depois da implantação do ‘Sabadinho Bom’, também de iniciativa da Funjope. A Fundação Cultural de João Pessoa tem a intenção de incluir novos projetos semelhantes para ampliar ainda mais a participação popular na região tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan).