Coleção de 10 looks faz ‘releitura’ do Parque Solon de Lucena

Por - em 96

Depois de 30 dias mergulhado no universo do Parque Solon de Lucena, o terceiro grupo da Célula de Criação da Estação da Moda – órgão vinculado à Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec) da PMJP – apresentou, na tarde dessa quarta-feira (18), a coleção ‘Releitura’, inspirada no maior cartão postal de João Pessoa. O evento aconteceu na sede da Estação, localizada no Varadouro, e contou com a presença de alunos, professores e profissionais de moda da Capital.

As quatro componentes do grupo são técnicas em Produção de Moda e participaram de todas as etapas de criação e produção da coleção. De acordo com Flávia Dias Suassuna, que integra o grupo, participar da Célula de Criação foi uma experiência única, além de desafiadora. “Primeiro porque nós tínhamos que produzir uma coleção com 10 looks em apenas 30 dias. Outro grande desafio foi desenvolver nesse curto espaço de tempo uma boa coleção e nós conseguimos. Gostamos mesmo do resultado. Foi uma experiência maravilhosa!”, contou.

Também fazem parte do grupo Maria Helena da Silva, Keila de Souza Carneiro e Mannoely Cristina dos Santos Gomes. A convivência diária, segundo Flávia, também serviu para estreitar os laços de amizade entre elas. “Além disso, tínhamos que trabalhar com os materiais oferecidos pela Estação, o que nos obrigava a fazer substituições em pouco tempo. Isso acabou aguçando ainda mais a nossa criatividade coletiva”, comentou.

O primeiro passo do trabalho foi a montagem de um painel de inspiração com fotos do Parque Solon de Lucena. “A ideia não era fotografar com um olhar de turista, mas de quem já conhece bem a cidade. Focamos em vários elementos do parque, como o formato das pedras que contornam a Lagoa, o comércio que também é muito forte, a arquitetura. Por fim, fizemos uma ‘releitura’ do lugar, por isso o nome da coleção”, explicou Flávia Suassuna.

A partir daí, as quatro desenharam vários croquis e 10 foram selecionados com a ajuda do diretor da Estação da Moda, Romero Souza. “A maioria das peças é de vestidos, mas fizemos coisas bem diferentes. Tem um look blusa e calça, que pode ser transformado num vestido, fizemos tomara que caia, de um ombro só. As cores também estão bem diferentes”, comentou a produtora.

Daqui a duas semanas, o grupo fará uma intervenção no parque Solon de Lucena para apresentar a coleção a um público ainda maior, promovendo uma espécie de desfile itinerante. “Ainda não temos uma data definitiva, o que é até legal porque as pessoas serão pegas de surpresa. Vai ser bem interessante”, disse a produtora de moda.

Célula de Criação – O projeto Célula de Criação é um espaço aberto e gratuito voltado à criatividade. Os interessados formam grupos de cinco pessoas e desenvolvem coleções de 10 looks, sob a consultoria criativa de Romero Sousa.

Os grupos são estimulados a desenvolver projetos tendo como base a cultura local. As peças são confeccionadas na Estação da Moda, com o suporte técnico de Lailane Melo. Sete grupos estão inscritos na primeira etapa do projeto, que deve ser concluída até o final do ano.