Coleta de livros chega a 7 mil doações e supera expectativas

Por - em 22

A campanha de doação ao projeto ‘Estação do Livro’, realizada pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) está superando expectativas. Na última semana o coordenador da Biblioteca Municipal de João Pessoa, Marcos Paulo de Farias, foi à Iesp/FatecPB recolher as doações de estudantes e usuários da biblioteca local. A caixa para depósito dos livros, colocada na última segunda-feira (17), lotou em três dias – e já tinha estudante esperando a retirada fazer a sua doação. “A aceitação de todos tem sido excelente”, disse ele, que já contabiliza sete mil livros doados em menos de três meses de coleta.

Segundo Marcos, a ideia de colocar uma caixa de coleta no Iesp/FatecPB partiu da bibliotecária da instituição, Joelma Maria, e foi muito proveitosa. “Com essa doação aumentamos ainda mais o acervo de livros de Direito”, disse ele, que também comemorou o fato de nesse curto período de campanha terem sido doados muitos livros de literatura paraibana, a maioria deles já fora de catálogo. Em relação aos livros que não entram no perfil da biblioteca, Marcos informa que posteriormente será realizada uma grande feira para distribuição gratuita.

Os livros doados, a maioria deles em ótimo estado de conservação, se dividem em didáticos, infantis, profissionais e de literatura, mas revistas, cordéis e gibis também estão na lista. Todo o acervo doado pela população da Capital é levado para o Centro de Capacitação dos Professores (Cecapro), na avenida Beira Rio, onde passa por um processo de seleção para fins de catalogação. Depois dessa primeira etapa, a equipe vai fazer a higienização de todo o material coletado e o processamento técnico para, em seguida, enviá-los ao seu destino.

Os livros mais científicos e coletâneas comporão o acervo da Biblioteca Municipal. Os demais vão para as Estações do Livro, disse Marcos. A campanha teve início no dia 13 de março e a arrecadação dos exemplares é contínua. Além dos pontos de coletas oficiais, que são as secretarias municipais, outras entidades também vão aderir ao projeto, a exemplo de ONGs e universidades.

Postos de Coleta – As doações devem ser entregues nos seguintes pontos fixos: Paço Municipal, no Centro; Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria; Subprefeitura, em Tambaú; Estação Cabo Branco, no Altiplano e Secretaria de Saúde (SMS), na Torre.

Além desses pontos, há coleta também no Shopping Tambiá, Manaíra Shopping e Iesp/FatecPB. Até o final de maio, a doação pode ser realizada também no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), no bairro de Jaguaribe; Shopping Tambiá; Manaíra Shopping e na Faculdade Asper, na BR-230. Os livros devem ser depositados em uma caixa específica da campanha que estão disponíveis nos locais citados.