Coleta seletiva solidária é tema de seminário na UFPB

Por - em 63

“Coleta seletiva solidária – João Pessoa acredita” é o tema do seminário que a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) realiza nesta sexta-feira (13), às 8h, no auditório da Reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O evento contará com as presenças do gerente de projetos, Moacir Assunção, e da assessora técnica Sílvia Gonçalves, do Ministério do Meio Ambiente, que vão conhecer a experiência de João Pessoa em relação à prática da coleta seletiva. Cerca de 200 catadores também vão participar e poderão conferir as apresentações do grupo “Poder do Verbo”, da ONG Apôitcha, de Lucena, e do Coral da Autarquia Municipal de Limpeza Urbana (Emlur).

O evento é uma iniciativa da Secretaria de Transparência Pública (Setransp). O objetivo principal é conscientizar a população sobre a separação e reciclagem dos resíduos sólidos, com destaque para o desenvolvimento de ações voltadas para a estruturação de unidades de coleta, triagem, processamento e comercialização de materiais recicláveis, de forma a garantir a conquista de resultados que beneficiem diretamente os agentes recicladores e preserve o meio ambiente.

O secretário de Transparência, Jorge Camilo, explicou que o prefeito Luciano Agra, através do decreto 6.923/2010, constituiu a comissão para coleta seletiva solidária, que terá como função avaliar o processo de separação dos resíduos recicláveis descartados e verificar se a sua destinação está sendo dada de maneira correta às associações dos catadores.

“O governo municipal já instituiu, através do decreto 6.923, dentro dos órgãos e secretarias da administração indireta e direta, a separação dos resíduos recicláveis, que deverão ser encaminhados para associações dos catadores, movimentando a economia local, gerando assim renda para eles e sua família”, destacou.

Segundo dados do Ministério do Meio Ambiente, deverão ser investidos cerca de R$ 1,5 bilhão, a partir de 2011, verba que será repassada para estados, municípios e cooperativas para ações nesta área.