Praça do Coqueiral recebe evento para estimular o hábito da leitura

Por Max Oliveira - em 450

Max Oliveira

A Praça do Coqueiral, em Mangabeira, recebe neste sábado (23), dia em que o bairro completa 33 anos, o Projeto Pedagogia em Cena – Livro na Praça. O projeto, que começa a partir das 16h, tem como objetivo falar da importância da responsabilidade do ato da leitura do livro, tanto o didático quanto os demais gêneros literários. A organização é da Faculdade Maurício de Nassau, em parceria com a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).

Durante o evento serão apresentadas histórias contadas, teatro de fantoches, brincadeiras e atividades lúdicas para estimular o ato da leitura no público. O evento é alusivo ao Dia Nacional do Livro Infanto-Juvenil, celebrado no último dia 18. O professor da Faculdade Maurício de Nassau, Shislayder Lira, cita o fenômeno das redes sociais como um complicador do hábito da leitura, e que é preciso haver um resgate dessa prática que, segundo ele, contribui para o conhecimento.

“O que estamos vendo nessa contemporaneidade é uma invasão das redes sociais, que tem roubado a atenção das pessoas para a leitura. Ao mesmo tempo, as pessoas têm ficado preguiçosas para ler, preferem as leituras curtas, superficiais – essas não contribuem para o conhecimento. Então, é preciso estimular o hábito de ler principalmente nas crianças e um projeto dessa natureza é fundamental”, destacou.

O projeto contará com a participação de alunos do curso de pedagogia da faculdade Maurício de Nassau e com moradores do bairro dos Bancários. A Prefeitura Municipal de João Pessoa estará dando apoio ao evento mobilizando as secretarias de Mobilidade Urbana (Semob), Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Meio Ambiente (Semam), além da Guarda Civil Municipal e Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur).