Com apoio do FMC, Festival Aruanda começa na segunda

Por - em 65

O Fundo Municipal de Cultura (FMC), da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), está apoiando a realização do IV Festival Aruanda do Audiovisual Universitário Brasileiro, que acontece a partir desta segunda-feira (8) até sábado (13), no Hotel Tambaú. O evento, que vai apresentar 77 trabalhos selecionados e divididos em 5 categorias, é uma realização do Departamento de Comunicação e Turismo da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em parceria com o Núcleo de Estudos Pesquisas e Produção do Audiovisual (Neppau).

Foram selecionados 27 trabalhos nas áreas de Documentário, Ficção e Animação; 19 peças publicitárias e 31 produções para ‘Tv Universitária/ Educativa’, totalizando setenta e sete vídeos representando as regiões Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste. A Paraíba conta com sete vídeos selecionados, entre eles, ‘Enraizados’, de Niu Batista, com Marco di Aurélio e Chico Viola. O vídeo, com duração de 14 minutos, retrata a solidão e o isolamento dos irmãos Minervino e Salustiano, num recanto do Cariri Paraibano.

Programação – A solenidade de abertura do festival será na segunda-feira (8), no Auditório Sérgio Bernardes. Na ocasião, será entregue o ‘Troféu Aruanda Prefeito Cultural 2004 – 2008’, ao Prefeito da Capital Ricardo Coutinho. Em seguida, haverá uma homenagem à Machado Bittencourt e, encerrando a noite, exibição do longa-metragem ‘Simonal – Ninguém sabe o duro que dei’, de Claudio Manoel, Micael Langer e Calvito Leal, com apresentação do co-diretor Langer.

A partir da terça-feira (9) até sábado (13), quando acontece a solenidade de Premiação da Mostra Competitiva e o encerramento do festival, será oferecida uma ampla e diversificada programação, com seminários, mostras competitivas, retrospectivas, exibições de curtas e longas convidados, mostra de TV Universitária, conferências, debates, entrega de troféus aos homenageados, lançamentos literários, lançamentos de CD’s e DVD’s visitas a ambientes culturais, a exemplo do Cine Metrópole, entrevistas coletivas com atores e atrizes do cinema brasileiro, além da II ‘Expedição à Roliúde Nordestina’, na cidade de Cabaceiras.

Mais informações pelo endereço eletrônico www.bc10.com.br/aruanda.