PlanMob João Pessoa - Plano Diretor de Mobilidade Urbana

Com o apoio da Secretaria de Esportes, Capital sedia Open de Hockey

Por Max Oliveira - em 150

Com apoio da Secretaria de Juventude, Esporte e Recreação de João Pessoa (Sejer), acontece no próximo dia 26, sábado, o ‘Mini Open Jampa de Hockey’. A competição, que vai reunir equipes da capital paraibana, Fortaleza e Recife, será realizada no Ginásio Padre Hildon Bandeira, na Torre, a partir das 10h.

De acordo com o regulamento da competição, haverá confrontos entre as quatro equipes até que se conheça a grande campeã. João Pessoa será representada pelo Rhinnos e o Carcará Jampa, enquanto o Asa Branca Hockey In Line representará a cidade de Fortaleza e o Leão do Norte, Recife.

O coordenador de Esportes Radicais da Sejer, Jason Alexander, destaca a evolução da modalidade na cidade e o apoio da PMJP no incentivo. “A gente abraçou a modalidade, abrindo o espaço do Padre Hildon Bandeira para os treinos, e agora estamos apoiando essa competição, para que o Hockey possa crescer ainda mais”, afirmou.

O hockey In Line é praticado na Capital desde 1996, época de grande crescimento em número de adeptos por patins, afirma Eduardo Oliveira, que preside a Associação Paraibana de Patins. “A primeira equipe criada foi o Rhinnos. Depois, em 2010, surgiu o Carcará. O esporte vem crescendo, tendo como principal apoiador a Sejer”, destacou.

Hockey In Line – O objetivo do jogo é fazer mais gols jogando um disco de plástico de 2,5 cm de grossura e 10 de diâmetro, e de cerca de 100g de peso chamado de “puck”. Um gol é obtido quando o “puck” entra nas balizas situadas nas extremidades da quadra.

Os jogadores podem controlar o “puck” usando o “stick” e voltar a bater o “puck” com o patim (mas não fazer gol com o patim) ou jogar o “puck” com a mão (só é permitido usar a mão para cortar passes aéreos) e sem criar uma oportunidade clara de gol. Em cada partida são jogados quatro tempos de 12 minutos (tempo que varia de país para país).