Comad realiza ‘Semana Municipal de Políticas Educativas sobre Álcool e outras Drogas’

Por - em 129

O Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas (Comad), iniciou nesta segunda-feira (11), a 5ª Semana Municipal de Políticas Educativas sobre Álcool e outras Drogas. Este ano o evento, que tem o apoio da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), tem como lema ‘Aposte na Vida’. A abertura aconteceu no auditório da Reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O evento segue até o próximo sábado.

Segundo a presidente do Comad, Maria Rizonete da Silva Gomes, o objetivo da Semana é dar visibilidade às ações preventivas, aos serviços que existem e refletir sobre as carências que ainda fazem parte do cotidiano da comunidade. “O evento será focado nos serviços, no usuário e na comunidade, para que ela se envolva no tema do enfrentamento às drogas”, reforçou.

Programação – De acordo com Maria Rizonete, durante toda a Semana haverá atividades realizadas pelas instituições parceiras, como panfletagem no trânsito, curso de atualização sobre prevenção ao consumo de drogas nas escolas, lançamento de cordel e Sessão Especial na Câmara Municipal.

“Também haverá o Fórum Municipal de Práticas Educativas sobre Álcool e outras Drogas, que contará com a participação de autoridades no assunto, mas, de modo especial nesse Fórum, vamos ouvir o usuário de substâncias psicoativas que já passou ou está em algum serviço de recuperação”, completou Maria Rizonete.

Uma das atividades de encerramento da 5º Semana Municipal de Políticas Educativas sobre Álcool e outras Drogas, no sábado (16), será a ‘Pedalada Aposte na Vida’, com concentração na Praça da Independência a partir das 7h. A chegada será no Busto de Tamandaré.

Parcerias – Nesta quinta edição, a Semana Municipal de Políticas Educativas sobre Álcool e outras Drogas conta com a parceria das instituições com representação no Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas, além do Programa Estadual de Políticas sobre Drogas (PEPD) e Departamento Estadual de Trânsito (Detran), entre outras que se colocaram parceiras pela temática.

Segue a programação:

Dia 12 – (terça-feira)

9h – Oficina: “Qualidade de Vida” para usuários e familiares do CAPS-AD David Capistrano

Local: CAPS-AD David Capistrano – Bairro do Rangel

Dia 13 – (quarta-feira)

8h às 18 h – Fórum Municipal de Práticas Educativas sobre Álcool e outras Drogas

Local: Auditório 211 – Centro de Ciências Sociais e Aplicadas da UFPB – CCSA

Dia 14 – (quinta-feira)

8h às 18h – Curso de Atualização sobre Prevenção ao Consumo de Drogas nas Escolas

Local: Auditório 211 do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas da UFPB

Lançamento de Cordel Na Escola Pe. Leonel da Franca – Geisel

15h – Sessão Especial sobre Políticas Públicas sobre Drogas – Palestrante: Dr. Luiz Alberto Chaves de Oliveira (Dr. Laco), coordenador de Políticas sobre Drogas do Estado de São Paulo.

Local: Câmara Municipal de João Pessoa

Dia 16 – (Sábado)

7h às 9h – Pedalada e Paraquedismo “Aposte na Vida”

Concentração: Praça da Independência, às 7h, com previsão de chegada no Busto de Tamandaré às 9h.

Fiscalização noturna do Ministério Público aos estabelecimentos comerciais de venda de bebidas alcoólicas

16h às 21h – “Show da Vida” (música, teatro, dança e testemunhos de jovens e famílias)

Local: Espaço Cultural, Tambauzinho.