Combate à dengue acontece na Mata do Buraquinho, na sexta

Por - em 34

A reserva florestal da Mata do Buraquinho receberá ações voltadas para o combate a focos do mosquito Aedes aegypti, inseto transmissor da dengue, na próxima sexta-feira (9), a partir das 8h30 da manhã. A concentração da equipe encarregada do trabalho acontece próximo à Subestação Saelpa da Avenida Pedro II. A ação, que envolverá mais de 200 profissionais, será liderada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) e apoio da Polícia Florestal.

Na localidade serão realizadas inspeções nas encostas e nos arredores da reserva, além de aplicações do abate, nebulização (fumacê) em galerias e bocas-de-lobo e aplicação de bombas costais em pontos estratégicos como sucatas. Júlia Vaz, diretora de Vigilância em Saúde, explica que um mutirão naquela área é muito importante porque as pessoas jogam lixo no local e com as chuvas as águas se acumulam formando prováveis focos de mosquitos.

A diretora de Vigilância em Saúde disse que, além dessas ações de combate à dengue, a SMS irá montar um estande no local para distribuir material educativo sobre Aids e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s) e ainda oferecerá aos moradores vacinas dos mais variados tipos.

Disque-mosquito – A Secretaria de Saúde disponibiliza o ‘Disque-Mosquito’ para que a população possa ligar e apontar os locais com focos do mosquito, através do número 3214-5718. Existe também o trabalho dos profissionais de saúde, que têm o papel de notificar os casos da doença através do sistema da Unidade de Resposta Rápida (URR), pelo número 0800 282 7959.