Combate à dengue: campanha da PMJP quer o apoio da população

Por - em 22

Dentro das ações contínuas da Prefeitura de João Pessoa (PMJP) para combater a dengue, o Governo Municipal lança oficialmente nesta quinta-feira (15) a campanha ‘Dengue – Você sabe como combater. Tome uma atitude’. O grande objetivo é chamar a atenção da população para a gravidade dessa doença e intensificar as formas de prevenção e combate as larvas do mosquito Aedes aegypti (transmissor da dengue).

A PMJP entende que a união das ações do poder público e da sociedade poderá reduzir a incidência desses vetores no município e também o número de casos da doença. O lançamento da campanha vai acontecer às 9h da quinta-feira, na Escola Municipal Ana Cristina Rolim Machado – Aldeia SOS, na Cidade Universitária.

Prevenção e combate – A PMJP, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vem desenvolvendo ações de prevenção e combate à dengue de forma permanente e sempre em parceria com outras secretarias municipais e a população. Mas nessa campanha, todas essas atividades serão intensificadas e ratificadas por peças publicitárias, como outdoor, busdoor, comercial na televisão e cinema, spot de rádio etc. De acordo com o órgão municipal, o interesse da população em cuidar da própria casa, bairro e da cidade será determinante para reverter focos e até possíveis epidemias.

Por todos os bairros da Capital paraibana, os agentes de saúde batem à porta das residências para inspecionar e realizar um trabalho educativo, repassando atitudes simples para combater as larvas do mosquito. Um exemplo disso ocorreu no bairro de Jaguaribe, onde os agentes, com o apoio da Polícia Florestal, entraram em residências e em trilhas da mata, onde havia depósitos de lixo e criadouros do inseto, e destruíram centenas de focos.

Moradores de várias comunidades, a exemplo da comunidade Alto do Céu, em Mandacaru, já participaram de atividades de combate à dengue, fazendo a distribuição de panfletos educativos, com demonstração do desenvolvimento do mosquito que transmite a doença.

Outras ações – Com freqüência, a PMJP faz inspeções em encostas e arredores da reserva florestal da Mata do Buraquinho, além de aplicações do abate, nebulização (fumacê) em galerias e bocas-de-lobo, como também aplicação de bombas costais em locais estratégicos como sucatas.

São realizadas ainda atividades educativas em escolas e comunidades, aplicação de larvicidas em residências, avaliação do comportamento do mosquito por bairros, com a utilização das armadilhas da dengue, onde em uma semana, antes de o ovo virar mosquito, o material é coletado e levado para análise laboratorial. Com a medida, a SMS pode monitorar o tipo e incidência do vetor naquela área.

A Secretaria disponibilizou o ‘Disque-Mosquito’ para que a população possa ligar e apontar os locais com focos do mosquito, através do número 3214-5718. Existe também o trabalho dos profissionais de saúde, que têm o papel de notificar os casos da doença através do sistema da Unidade de Resposta Rápida (URR), pelo número 0800 282 7959.

Cerca de 800 servidores da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) já participaram de uma capacitação sobre o combate ao mosquito da dengue, com o objetivo de levar novas informações aos servidores da Autarquia e assim eles possam colaborar de forma mais efetiva no combate as larvas do mosquito em João Pessoa.