Combate à dengue terá Dia ‘D’ Distrital e fumacê nos bairros

Por - em 35

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) implementará neste mês de março, o Dia “D” Distrital, uma ação que pretende intensificar o combate à proliferação do mosquito da dengue a partir dos distritos sanitários com maior número de notificações no município. Em paralelo, o carro fumacê percorrerá, por ciclos, os bairros onde houve mais casos registrados.

As medidas se respaldam nos dados do último boletim divulgado pela SMS, que mostram o crescimento do número de casos confirmados desde a sétima semana epidemiológica, quando foram registradas 35 ocorrências. Segundo esse boletim, o município apresentou, entre o dia 1º e 15 deste mês, 317 notificações de casos de dengue. Desse total, 49 foram descartados, 65 confirmados para dengue (sendo 62 de dengue clássica e três do tipo hemorrágica) e 203 em investigação (202 da clássica e uma da hemorrágica).

Entre os casos notificados, a maior prevalência de incidência está na faixa etária entre zero e 15 anos de idade, com 101 casos (31,86%), e de 20 a 29 anos, com 72 (22,71%). De acordo com informações da SMS, esses dados já foram repassados à rede assistencial, com o objetivo de facilitar o planejamento da rede básica e hospitalar para atender à população atingida.

Os bairros que vão receber a visita do fumacê nesta segunda quinzena de março são: Mangabeira, Bancários, Bessa, José Américo, Tambauzinho, Mandacaru e Cristo, a partir desta segunda quinzena de março. Depois, outros bairros serão contemplados. Além dessas ações, as secretarias de Saúde (SMS) e de Educação (Seduc) trabalharão, em conjunto, o tema em todas as escolas da rede municipal de ensino, com distribuição de folders e realização de atividades com alunos do Ensino Fundamental.

Os telefones para dúvidas e fornecer informações sobre possíveis focos de dengue são o Disk Mosquito (3214-5718) e o Disk Saúde (0800 282 7555), funcionando das 8h às 18h. A Ouvidoria da Saúde pode ser contatada pelo 160 ou 3114-7968, e a Ouvidoria do Município, pelo 3218-6167.

Capacitação – Cerca de 440 profissionais da rede de Atenção Básica à Saúde de João Pessoa e representantes da rede hospitalar do município e do Estado participaram de um curso de qualificação do manejo clínico para a dengue. A ação ocorreu em duas etapas, de 14 a 16 de fevereiro e de 21 de fevereiro a 02 de março, e foi realizada com profissionais da enfermagem e médicos da rede municipal e estadual de saúde.