Começa 2ª feira capacitação sobre atendimento da Ouvidoria da Saúde

Por - em 30

A Ouvidoria da Secretaria de Saúde da Prefeitura de João Pessoa realiza, entre os dias 19 e 23 de outubro, uma capacitação do Sistema Ouvidor SUS. O objetivo é permitir a descentralização da Ouvidoria para outros serviços que integram a estrutura da Secretaria de Saúde, a exemplo dos Distritos Sanitários, CAIS, Hospitais, GEMAF (Farmácia) e Vigilância à Saúde. Com a descentralização, o cidadão que quiser fazer alguma reclamação, sugestão, denúncia ou elogio poderá procurar qualquer uma das unidades citadas. A capacitação será realizada no Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFPB, das 8h às 17h.

A abertura da capacitação será nesta segunda-feira (19), no auditório do CCS, a partir das 8h30, e contará com as presenças da Secretária Municipal de Saúde, Roseana Meira, e do Diretor do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS, Adalberto Fulgêncio. As técnicas da Ouvidoria SUS do Ministério da Saúde, Flávia Sobrinho, Renata Lustosa e Camila Balthazar vão ministrar a capacitação para os representantes dos diversos setores da Saúde e para a equipe de técnicos da Ouvidoria.

A Ouvidoria Setorial de Saúde do Município de João Pessoa é um canal de articulação entre o cidadão, que exerce seu papel no controle social, e a gestão pública de saúde, com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços prestados pelo SUS. Receber solicitações, informações, reclamações, denúncias, elogios e sugestões estão entre as atribuições da Ouvidoria, que leva essas informações ao conhecimento dos órgãos competentes. A Ouvidoria Setorial funciona como um controle de qualidade dos serviços da Saúde, que através dos relatórios mensais auxilia na busca de soluções dos problemas.