Começa etapa profissionalizante para 40 jovens do projeto ‘Escola de Fábrica’

Por - em 35

O Projeto “Escola de Fábrica” iniciou no último dia 3 a terceira etapa de atividades, que corresponde à iniciação profissional dos alunos participantes. Estão inseridos no projeto 40 alunos divididos em duas turmas, que assistem aulas de segunda à sexta-feira, no turno da tarde. As aulas da turma de Imagem Pessoal acontecem no Senac enquanto que os alunos de Costura Industrial estão na sede do Senai.

O “Escola de Fábrica” é uma iniciativa do governo federal em parceria com a Prefeitura de João Pessoa (PMJP), sendo uma ação conjunta entre a Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) e a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável da Produção (Sedesp). Tem como objetivo possibilitar aos jovens de baixa renda, com idade entre 16 e 24 anos e que sejam alunos da rede pública de ensino a oportunidade de ingressarem no mercado de trabalho através da iniciação profissional.

O projeto iniciou suas atividades em junho deste ano e durante esses três meses realizou atividades envolvidas nos eixos de iniciação básica, em português, matemática, geografia e história. No eixo transversal, as ações englobaram as disciplinas de ética e cidadania, meio ambiente e pluralidade cultural.

“Os eixos básicos serviram como suporte para nivelar os alunos participantes do projeto, de forma que antes de entrarem no eixo profissionalizante eles tenham os conhecimentos básicos necessário para o mercado de trabalho”, comentou Aline Paiva, professora de português do eixo básico.

O eixo profissionalizante do Projeto Escola de Fábrica tem previsão de término no dia 21 de dezembro, tornando aptos 40 jovens de João Pessoa a se inserirem no mercado de trabalho. “Essa é uma grande oportunidade que nos foi dada e estamos tentando usá-la da melhor forma possível. Eu pretendo, além de sair como uma profissional especializada, ter a oportunidade de construir meu próprio negócio e um futuro melhor”, relatou Sayonara Gonçalves, aluna no curso de Imagem Pessoal do projeto Escola de Fábrica.