Começa formação da equipe do inventário turístico de JP

Por - em 63

O Ministério do Turismo e a Prefeitura de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria Executiva de Turismo (Setur), deram início, na manhã desta terça-feira (7), à capacitação de alunos pesquisadores que formarão a equipe que vai trabalhar no ‘Projeto de Inventário da Oferta Turística’, na Capital. O treinamento acontece até o dia 10 deste mês na Faculdade Iesp, localizada na BR-230.

Os alunos participantes foram indicados pelas instituições de ensino superior (IES) que oferecem curso de Turismo (UFPB e Iesp). A efetivação do projeto deve acontecer numa parceria entre a Setur, universidades (com pelo menos uma turma de turismólogos formados) e Governo do Estado.

De acordo com a diretora de Desenvolvimento Institucional, Micheline Félix, o inventário vai reunir dados sobre o setor e desenvolver um sistema capaz de unificar e democratizar as informações sobre a oferta e os serviços da atividade na cidade de João Pessoa. “Faz parte das metas do Ministério inventariar e estruturar e é nesse sentido que a Prefeitura tem trabalhado, sempre com ações em conjunto com o Governo Federal e outros órgãos”, disse.

O trabalho será um importante banco de dados para fins de planejamento e gestão da atividade. A participação da UFPB e do Iesp no processo de catalogação das informações sobre o turismo deverá diminuir os custos do projeto.

O treinamento dos estudantes-pesquisadores é o primeiro passo para iniciar a inventariação da oferta turística da Capital. Depois disso, devem começar as pesquisas e o levantamento das informações com a aplicação de questionários que vão qualificar e quantificar atrativos culturais e naturais, infra-estrutura de apoio turístico, serviços e equipamentos como hotéis, transportes e restaurantes.

O inventário turístico é descrito no módulo seis das diretrizes operacionais do Programa de Regionalização e propõe a utilização da tecnologia e da comunicação para difusão das informações turísticas de maneira uniforme e eficiente. Mais informações sobre o treinamento podem ser obtidas através do telefone (083) 3218-9873.