Começa nesta quarta-feira o Encontro Nordestino de Metais

Por - em 34

Começa nesta quarta-feira (3) e se estende até domingo (7), o IX Encontro Nordestino de Metais, o II Curso Preparatório para as Bandas Escolares do Município de João Pessoa e o II Fórum Nordestino em Performance e Educação Instrumental do Trompete. Os eventos estão sendo realizados pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP), em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e o Centro Cultural São Francisco.

A abertura acontece às 20h, no Centro Cultural São Francisco, situado na Praça São Francisco, s/n, no Centro da cidade. Haverá concertos do grupo paraibano Quinteto Brassil e do trompetista americano, Charles Schlueter, professor homenageado do Encontro.  Nomes renomados da música erudita e popular instrumental de vários cantos do país estarão trocando experiências e saberes durante a realização do evento. Na programação haverá palestras, fóruns, debates, concertos, shows e recitais. Na Estação Cabo Branco – Ciências, Cultura e Artes, localizada na Avenida João Cirillo, s/n, no bairro do Altiplano, acontecem as palestras e os cursos.

O “II Fórum Nordestino em Performance e Educação Instrumental do Trompete” acontece nos horários das 9h às 10h. Em seguida, das 10h às 12h e das 14h às 17h, os participantes podem  assistir as palestras e apresentações do “IX Encontro Nordestino de Metais” e o “II Curso Preparatório para as Bandas Escolares do Município de João Pessoa”.
Concertos – No período da noite, acontecem os concertos, shows e recitais, que acontecem sempre no Centro Cultural São Francisco, a partir das 19h. Na quarta-feira (4), terá o concerto do Sexteto Potiguar e em seguida, o show de Fabinho Costa e Quarteto;  na sexta-feira (5), será a vez do  Concerto Oitavando e a presença da IFPB Jazz Band, tendo como solista Moisés Alves e Fernando Alves.

No sábado (6), as apresentações noturnas acontecem no Cine Bangüê, no Espaço Cultural José Lins do Rego, em Tambauzinho, com os recitais de trompete e piano e às 21h, show de Roque Neto. Um dos momentos mais esperados durante o evento irá acontecer no domingo (7), de manhã, às 10h, na Estação Cabo Branco, onde haverá o recital de trompete e piano, com Charles Schlueter e José Henrique Martins. O trompetista Schlueter  foi Trompete-Solo da Boston Symphony Orchestra (BSO), durante 25 anos. Tem excursionado por todo o mundo como solista, músico de orquestra e professor, trabalhando com os maiores expoentes da música internacional e ministrando classes no Japão, Itália, França, Brasil, dentre outros.

O paranaense José Henrique Martins graduou-se em piano na Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Realizou seu Mestrado em Música na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Doutorado em Música na Universidade de Boston (EUA). Seus trabalhos de pesquisa concentram-se na área da música erudita brasileira, especialmente no compositor Camargo Guarnieri.

Bandas Escolares – A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Sedec) irá participar do evento com os 37 instrutores de música que são responsáveis pelas bandas escolares como ferramenta pedagógica no auxílio da formação educacional dos alunos. Nas atividades realizadas nas escolas, os instrutores trabalham com escolinha de música, flauta doce e violão, em seguida, os alunos participantes das bandas passam por aprendizado de um dos 40 instrumentos disponíveis, além das aulas de ensino musical e teoria.