Começa neste sábado a quarta edição do São João Rural de Gramame

Por - em 22

Carroçada, arrasta pé, quadrilha e o grupo Cobra D’Cipó vão marcar a abertura da quartaª edição do São João Familiar Rural, do Vale do Gramame. O evento, que celebra o primeiro santo do ciclo junino, será aberto oficialmente neste sábado, (21). A programação religiosa começa com os primeiros raios de sol, às 5h. As atrações da festa profana se apresentam à noite, a partir das 20h. A realização é da Escola Viva Olho do Tempo (Evot) e conta com a parceria da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) e Secretaria de Turismo.

A diretora de Educação e Cultura da Evot, Maria dos Anjos Mendes, que também é Coordenadora da Agenda 21 do Baixo Gramame, destaca o sucesso alcançado em apenas quatro edições. “Este ano, conseguimos agregar mais parceiros, fato esse que consolida cada vez mais o evento como um empreendimento gerador de renda para a comunidade. Ressalto ainda que nesta edição estamos homenageando os mestres dos saberes populares do Vale do Gramame. Vale a pena conferir o nosso São João Rural”, enfatiza.

Toda produção e expressão cultural da região, com traços originais, é mostrada na festividade de forma original. São José é o homenageado da noite, apesar da data oficial do santo ser 19 de março, quando a zona rural espera chuva como sinal positivo de fartura no campo. O ciclo junino está ligado ao plantio e à colheita. Nesse período são reverenciados também Santo Antônio, São João, São Pedro e Santa Ana.

A festividade deste sábado acontece durante o dia inteiro. A partir das 5h, haverá a tradicional ‘Caminhada de São José’. Ela sairá da Igreja São Vicente de Paulo, localizada em Engenho Velho, com destino a Comunidade de Mituaçú, onde será realizada uma missa campal. O cortejo vai acompanhado por uma “carroçada”. Essas transportes rurais servirão como andores, para translado das imagens.

Arrasta pé – A parte dita profana da festa acontece a partir das 20h, com apresentação das Quadrilhas Juninas do Vale e lançamento do primeiro CD dos ‘Cirandeiros do Vale’.
Ainda à noite, a partir das 21h, terá o lançamento do ‘2º Concurso Concurso das Carroças Juninas Rurais’, que será desenvolvido ao longo das comemorações do ciclo junino. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Evot e Secretaria Municipal de Turismo (Setur).
O encerrando da festa contará com o show da banda Cobra D’Cipó, que tem no vocal e acordeon Angélica Lacerda, também integrante de As Bastianas. O restante do grupo é formado por Eduardo Brito (guitarra e vocal ), Daniel Pina (contrabaixo e vocal) e Fabiano Lira (bateria, percussão e vocal).

Como chegar – Se for de carro para Engenho Velho e Gramame, basta seguir as placas de sinalização da BR-101 (entrada em frente ao posto da Operação Manzuá). Para ir de ônibus, a empresa é a Boa Viagem e a linha é a de n° 103 (Gramame / Engenho Velho).
A viagem de carro até Mituaçu, pela BR-101, tem opções de entrada por Caxitú, pelo Carrefour ou pelo bairro Valentina Figueiredo, depois do SESC Gravatá. Para isso, também basta seguir as placas de sinalização. A ida de ônibus continua sendo pela linha nº 103 da empresa Boa Viagem. Mais informações sobre o acesso podem ser adquiridas pelo telefone 3220-1138. Contato: Maria dos Anjos Mendes (diretora de Educação e Cultura da Evot) – 88381129.