Começam os preparativos para a Conferência Municipal da Juventude

Por - em 43

A ‘I Conferência Municipal de Políticas Públicas’ será realizada de 13 a 15 de dezembro, na Capital paraibana. Na manhã desta quarta-feira (31), a Secretaria da Transparência Pública (Setransp) da Prefeitura de João Pessoa, responsável pela organização do evento, promoveu um encontro com as entidades representativas da juventude no município e os órgãos do Governo Municipal que desenvolvem ações direcionadas a este segmento social. A reunião aconteceu na sala de reuniões do Paço Municipal.

Durante a reunião, foram discutidas a dinâmica de realização da Conferência e a composição de uma comissão que ficará responsável por organizar o evento. A comissão organizadora da Conferência será composta por 22 pessoas, sendo 10 da administração pública do município, uma do Poder Legislativo e 11 da sociedade civil organizada.

A realização da ‘I Conferência Municipal de Políticas Públicas’ é a primeira etapa preparatória para Conferência Nacional de Políticas Públicas para a Juventude, que acontecerá em Brasília, de 27 a 30 de abril de 2008. O estado da Paraíba deve enviar à Conferência Nacional 25 representações.

Na Conferência serão eleitos dois delegados – um representante da sociedade civil e outro da gestão municipal – que levarão os pleitos decididos nesta primeira etapa para a Conferência Estadual.

O evento tem como finalidade promover o direito à participação, fortalecer a rede social e institucional relacionada aos temas da juventude e identificar desafios e prioridades de atuação para o poder público.

Deve ser garantida a participação ampla de todos os segmentos juvenis, dentre eles, mulheres, negros e negras, GLBTs, jovens rurais, deficientes físicos, indígenas e ribeirinhos. Na próxima quarta-feira (07) a Comissão Organizadora da Conferência Municipal estará se reunindo para dar início à realização da atividade.