Comédia encerra programação do Cine Estação França 2009

Por - em 47

‘Os Encantos de Paloma’ é o nome da comédia dramática francesa que será exibida nesta quinta-feira (19), a partir das 19h, no auditório da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Arte, localizada no Altiplano Cabo Branco. É uma exibição especial que faz parte das comemorações do primeiro aniversário da Estação Cabo Branco e do Ano da França no Brasil. A entrada é aberta ao público.

O filme, dirigido pelo cineasta Nadir Moknèche, revela a estória de Madame Argélia, uma cinquentona dona de uma boate onde trabalham belas mulheres. Mas o envolvimento de Paloma, a mais nova colaboradora da casa, com seu filho Ryad, abala as convicções da cafetina. Madame Argélia é o nome que Zineb Agha adotou em homenagem ao seu país. Numa Argélia em plena transformação, não há trambique que ela não faça para ganhar dinheiro e subir na vida. A compra das Termas Caracalla dá a Madame Argélia uma chance de recomeçar a vida, mas ela logo perceberá que seus esquemas foram longe demais.

Depois de morar em Londres, Paris e Nova York, Moknèche (Argel, 1965) iniciou carreira em seu país natal e ganhou o apelido de “Almodóvar da Argélia” graças ao humor e colorido – além das cenas de nudez, incomuns para o cinema árabe – com que condimenta seus filmes. ‘Os encantos de Paloma’ tem duração de 134 minutos e conta, no elenco, com Byouna e Nadia Kaci.

O ‘Cine Estação França’ é um programa realizado pela Estação Cabo Branco em parceria com a Aliança Francesa, em João Pessoa, desde o mês de março passado, toda terceira quinta-feira de cada mês. A projeção é digital e todos os filmes são legendados, com debate no final de cada exibição.

Já foram exibidos dentro do programa os filmes ‘Má Fé’, ‘Quem me Amar me Siga’, ‘Você e Eu ’, ‘De Víbora em Punho’, ‘Bernie’, ‘Minha Vida no Ar’, ‘Obras, A Gente Sabe Quando Começa’ e ‘O Pequeno Tenente’. ‘Os Encantos de Paloma’ é o último filme da programação de 2009.

O diretor geral da Estação Cabo Branco – Ciência e Cultura e Artes, Fernando Abath, disse que esse programa em 2009 teve um resultado muito significativo porque conseguiu atrair dezenas de amantes do cinema e também inúmeras outras pessoas que não dispõem de condições financeiras para frequentar as salas de cinema da cidade e tornaram-se adeptas, lotando todas as sessões realizadas com os filmes de produção francesa. Para o próximo ano já estamos fazendo uma nova programação nos moldes do ‘Cine Estação França”, de forma que seja cultural e educativa e, sem dúvida, dentro da missão desta Casa, que é difundir e popularizar a ciência, a cultura e as artes”, destacou.

SERVIÇO:

OS ENCANTOS DE PALOMA (França, 2007)
Quinta-feira (19)
Hora: 19h
Local: Auditório da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Arte
Entrada aberta ao público
Informações: 3214.8303/8270
email: ecbartes@joaopessoa.pb.gov.br