Comemoração do Dia da Prostituta movimenta Centro da Capital

Por - em 44

O Dia Internacional da Prostituta, 2 de junho, foi comemorado nesta quinta-feira na Rua da Areia, Centro da Capital, com atividades educativas, esportivas e culturais. A programação, organizada pela Associação das Profissionais do Sexo (Apros/PB) e Agência Ensaio de Fotojornalismo, recebeu apoio da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres.

A festividade começou logo cedo com tenda da beleza, exposição de rua, cinema, serviços de saúde, roda de diálogo, distribuição de mudas, e arte terapias, com massagens e reike, movimentando a Rua da Areia. Ao som da banda Os Caronas do Opala, a programação foi encerrada à noite com muita animação.

O ponto alto da comemoração foi a tradicional Corrida da Calcinha, que reuniu atletas de vários municípios da Paraíba. Os vencedores no masculino foram: 1º lugar, Luciano Eleutério (Cabedelo); 2º lugar, Walmir (Torre) e 3º, Edjorge (Pilar). Já no feminino, em 1º lugar ficou a atleta Melina Serafin (Torre), em 2º, Silvinha Gomes (Alto das Colinas – Bayeux) e em 3º, Maria do Socorro (Santa Rita). A premiação para os vencedores foi um bode (1º lugar), três galinhas (2º lugar) e uma corda de caranguejo (3º lugar), além de troféus e medalhas para os primeiros colocados.

Segundo a campeã no feminino, Melina Serafin, que é atleta profissional e vencedora das quatro edições da corrida, participar da atividade é muito gratificante e divertido ao mesmo tempo. “Sou atleta e correr pra mim é mais que uma profissão, é minha vida. A corrida da calcinha já faz parte da minha agenda de competições”, disse a tetracampeã.

Já o 1º colocado no masculino, Luciano Eleutério, que também é atleta profissional de Pilar (PB), participou da corrida pela primeira vez e disse que ficou sabendo da corrida no mesmo dia da competição. “Cheguei ao evento e quando soube da corrida não podia ficar de fora. Agora todo ano irei participar pra levar esse bode pra casa”, disse o campeão.

A corrida saiu da Rua da Areia, seguindo pela Praça Antenor Navarro, passando pela Rua Padre Antenor Pereira (Praça da Sosic), Ladeira de São Francisco, Avenida General Osório e Rua Peregrino de Carvalho (18 andares), e retornando para a Rua da Areia.

 

O evento desta quinta-feira (2) também tem parceria de outras Secretarias da Prefeitura, como: Transparência Pública (Setransp), Desenvolvimento Social (Sedes), Saúde (SMS), Desenvolvimento Sustentável da Produção (Sedesp), Turismo (Setur), Comunicação (Secom), Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Infraestrutura (Seinfra), Meio Ambiente (Semam), além da Fundação Cultural (Funjope), Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) e Guarda Municipal.