Comerciantes de feirinha são transferidos para Mercado de Mangabeira

Por - em 53

Os comerciantes da Feirinha de Mangabeira, que funcionava na Rua Catequista Maria José, agora estão comercializando para lateral do Mercado Público do bairro. A medida foi para oferecer mais conforto e segurança para os trabalhadores e, em contrapartida, devolver o espaço público para pedestres e motoristas. Toda a negociação entre os comerciantes dos dois espaços foi mediada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) da Prefeitura de João Pessoa (PMJP).

Cerca de 40 comerciantes foram tirados do local e levados para tendas montadas na lateral do Mercado Público, onde eles podem usufruir da estrutura do lugar. “Agradeço muito a Prefeitura por oferecer esta oportunidade para todos nós”, comemorou a feirante Daniela Torres. Há 13 anos ela trabalha com uma banca de frutas e verduras e estava preocupada com a situação dos barraqueiros. “Ficávamos de um lado para outro perdendo mercadorias e agora temos um local fixo”, comentou.

A retirada dos comerciantes foi uma determinação do Ministério Público Estadual que exigia a desobstrução do passeio público. Antes os feirantes atuavam na Avenida Josefa Taveira, principal do bairro, e em seguida foram levados para a Rua Catequista Maria José como uma medida provisória. “Para mim essa mudança foi uma bênção de Deus”, resumiu a comerciante Tereza Cristina, que há 22 anos retira o sustento da venda de frutas e verduras.

Com a determinação do MPE, a Prefeitura de João Pessoa começou a estudar uma alternativa que beneficiasse os feirantes, além da população. Este ano, a solução surgiu com a cessão do Mercado Público de Mangabeira para administração da PMJP. “Iniciamos uma negociação e conseguimos resolver um problema histórico do bairro sem gerar prejuízos a ninguém”, constata o secretário da Sedurb, Lucius Fabiani.