Comerciantes do Mercado Central concluem curso de capacitação

Por - em 38

Os 64 comerciantes que assumirão nas próximas semanas os novos boxes construídos no Mercado Central concluíram o curso de capacitação promovido pela Vigilância Sanitária e pelo Empreender. Nas últimas três semanas, os comerciantes recebberam orientações de higiene sobre o manuseio dos alimentos, além de informações sobre os financiamentos que podem adquirir no programa de crédito da Prefeitura de João Pessoa (PMJP).

Os cursos correspondem a um processo de capacitação inserido nesta gestão municipal com a finalidade de promover o desenvolvimento do comércio nos mercados públicos. “É importante que eles recebam essas orientações, pois elas ajudarão a melhorar a qualidade do atendimento no Mercado Central”, destaca o chefe da Divisão de Abastecimento Alimentar da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Antônio Amaral Cunha.

Com o término dos cursos, os comerciantes recebem o certificado de capacitação e podem ocupar os boxes que estão sendo finalizados nesta terceira etapa do projeto de reforma do Mercado Central. Dessa vez, está sendo finalizada a recuperação da estrutura interna do Galpão II, que vai abrigar o setor de frios, frangos e peixes. O próximo passo da gestão municipal é o início das obras de recuperação do Galpão III.

Projeto – A reforma no Galpão II contemplou a recuperação das marquises existentes e a demolição dos boxes externos, deixando o espaço aberto para a circulação dos usuários e dos comerciantes. A previsão de entrega foi adiada em virtude das constantes chuvas registradas na capital paraibana no último mês, mas a expectativa é de que a conclusão ocorra no início de junho. Até agora o investimento em todo o mercado chega a R$ 8.671.635,69.

Reformas – As obras de reforma e ampliação do Mercado Central foram iniciadas pela Prefeitura de João Pessoa em 2006, desde então 70% do investimento já foi licitado. Essa é a primeira grande intervenção no local, construído no início da década de 1940, e que deve ser finalizada em 2012. Mais de 1.200 comerciantes cadastrados pela PMJP estão sendo contemplados com novos locais de trabalho.