Comerciantes do novo shopping comemoram fim da informalidade

Por - em 31

Da informalidade do trabalho de vendedor ambulante nas ruas de João Pessoa para tornar-se microempresário. É com esse sentimento que os 600 comerciantes que vão ocupar boxes no Centro de Comércio e Serviço do Varadouro (CCSV) receberam as chaves do novo empreendimento nesta sexta-feira (19). O novo shopping popular vai ser inaugurado na próxima segunda-feira (22) pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP).

Mais que beneficiar os comerciantes, a população de João Pessoa também ganha um amplo e moderno espaço, onde estarão concentradas lojas das mais variadas linhas de artigos. O Centro de Comércio e Serviço do Varadouro (CCSV) é uma antiga reivindicação dos trabalhadores ambulantes e da população. Os comerciantes poderão desenvolver suas atividades com dignidade e segurança, e a população tem de volta o passeio público e as calçadas desobstruídas do Centro da Capital.

Fim da informalidade – O presidente do Sindicato do Comércio de Vendedores Ambulantes de João Pessoa (SindAmbulantes), Juarez Marques, também comemora o fim da informalidade e o começo da formalidade. “Os vendedores estão saindo da condição de ambulantes para futuros lojistas. Deixa de ser uma pessoa neutra para se tornar um cidadão importante diante da sociedade, um empreendedor, contribuindo assim para o crescimento de sua cidade”, ressaltou Juarez.

O presidente do SindAmbulantes disse também que a mudança das calçadas para um local com estrutura adequada, que oferece segurança e tranqüilidade aos comerciantes e clientes, tem outro ponto importante: o ambulante passa a ser respeitado como trabalhador, deixando de ser discriminado e marginalizado.

O vendedor ambulante Fernando Pereira da Silva, um dos contemplados com um boxe no CCSV, disse que o novo shopping popular vai causar um impacto positivo na economia dos próprios trabalhadores e das suas famílias. “É um benefício que atinge toda a economia da Capital e do Estado. São seiscentos comerciantes que deixam o trabalho informal das calçadas para trabalhar em instalações dignas e decentes, gerando renda para si próprios e a cidade”, afirmou.

Estrutura – O CCSV está localizado na avenida Maciel Pinheiro e ocupa uma área total de 5.563 metros quadrados com cobertura, onde os 600 boxes foram distribuídos em dois pavimentos: sendo 368 no térreo e 234 no primeiro andar. No local os comerciantes e clientes terão à disposição uma casa lotérica, lanchonetes e banheiros. O investimento total da obra foi de R$ 2.171.297,16.

O equipamento fica nas imediações do Terminal Rodoviário e o Terminal de Integração, por onde transita um grande fluxo de pessoas. Apostando nesse grande fluxo de pessoas que a mais nova comerciante de João Pessoa, Simone Cruz da Silva, acredita numa vida melhor a partir de agora. “É um ponto estratégico e acredito que vamos melhorar financeiramente em 100% em nossas vendas”, declara.

O novo shopping popular da cidade, ressalta Simone Cruz, traz benefícios para todos. “É bom para os ambulantes e para a população em geral. O pedestre vai ter mais espaço nas calçadas e a cidade está ficando cada vez mais organizada”, ressaltou.