Comissão aprova regimento da 1ª Conferência de Defesa Civil

Por - em 21

A comissão organizadora da 1ª Conferência Municipal de Defesa Civil aprovou seu regimento semana passada. A reunião aconteceu na sala de reuniões do Paço Municipal. O encontro fez parte dos avanços dos preparativos para a Conferência, que vai ser realizada no dia 27 de Janeiro de 2010, na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no bairro do Altiplano.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil Municipal, Manuel Duré, o objetivo da Conferência é captar ações de prevenção, conscientização e sensibilização em Defesa Civil. “A expectativa é que 350 pessoas ligadas a órgãos governamentais, secretarias municipais e sociedade civil organizada, participem do evento. Na ocasião serão debatidas várias propostas que serão apresentadas nas etapas estadual, em fevereiro, e nacional, em março.

Seguindo o texto básico das diretrizes nacionais em Defesa Civil, Duré acredita que para que haja uma mudança cultural e comportamental a respeito de prevenção, sensibilização e conscientização, é necessário que a própria comunidade participe da redução desses riscos, pois são os moradores que conhecem o cenário de cada área. “Uma das propostas é que essas pessoas possam influir nas decisões e administrar recursos que ajudem a reduzir a vulnerabilidade e enfrentar o risco”, disse Duré.