Comissão organizadora da 1ª Consocial participa de curso de capacitação

Por - em 44

Representantes da comissão organizadora da 1ª Conferência Municipal sobre Transparência e Controle Social (Consocial) participam nesta sexta-feira (9) de um curso de capacitação para organização do evento, que será realizado no mês de novembro em João Pessoa.

O curso sobre a Metodologia da Consocial acontece das 9h às 17h, no Auditório da Escola do Serviço Público do Estado da Paraíba (ESPEP), no bairro de Mangabeira. Podem participar representantes de todos os municípios da Paraíba e das entidades da sociedade civil.

Preparativos – A comissão organizadora da etapa municipal da Conferência vem se reunindo semanalmente na Casa dos Conselhos, situado na rua D. Pedro I, Centro. No último encontro, realizado na manhã desta quinta-feira (8), os organizadores debateram sobre a metodologia da Consocial, que foi apresentada pelo auditor fiscal da Controladoria Geral da União (CGU), Rodrigo Paiva. A comissão é composta por representantes do governo municipal, da sociedade civil e por membros dos conselhos de políticas públicas.

Pelo menos 14 municípios já convocaram suas etapas preparatórias para as conferências estadual e nacional, cujo tema será ‘A sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública’. Os municípios são: Condado, Fagundes, Itabaiana, Lucena, Bayeux, Salgado de São Félix, Rio Tinto, Mamanguape, Pedra Branca, Santana dos Garrotes, João Pessoa, Poço José de Moura, São Sebastião de Lagoa de Roça e Alagoa Grande.

As conferências municipal e estadual servirão de etapas preparatórias à 1ª Conferência Nacional, que será realizada de 18 a 20 de maio de 2012, em Brasília e subsidiará a construção do Plano Nacional de Transparência e Controle Social.