Seleção de obras do Setembro Fotográfico começa nesta sexta

Por - em 45

A comissão de seleção do projeto ‘Setembro Fotográfico’, formada pelos fotógrafos brasileiros Ed Viggiani, Antonio Augusto Fontes e Pedro Vasquez, se reúne nesta sexta-feira (17) e sábado (18), no Casarão 34, para definir as 45 obras de 15 fotógrafos paraibanos ou radicados na Paraíba que vão compor a Mostra Paraibana de Fotografia. O evento acontece de 24 a 30 de setembro, numa promoção da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por intermédio da Funjope, em parceria com o Governo do Estado.

O ‘Setembro Fotográfico’ tem curadoria do fotógrafo paraibano Gustavo Moura e está previsto para acontecer em diferentes espaços da Capital, a exemplo do Casarão 34, Usina Cultural Energisa e Fundação Espaço Cultural José Lins do Rego (Funesc). O projeto conta com exposições, palestras, oficinas e mostra de audiovisual.

Comissão de seleção – Responsável por selecionar as obras, a comissão de seleção é formada por três importantes nomes da fotografia brasileira na contemporaneidade. O fotógrafo paulista Ed Viggiani é reconhecido em todo o Brasil, com atuação desde 1978, seja como free-lancer, fotojornalista ou fotógrafo de revista, tendo trabalhado em cidades como Parati (RJ), São Paulo (SP), Fortaleza (CE) e Rio de Janeiro (RJ). Ed Viggiani  teve fotos publicadas em várias partes do mundo, a exemplo de Washington (Estados Unidos), San Francisco (Estados Unidos), além de acervo em Zurique (Suíça) e Londres (Inglaterra).

Já o paraibano Antonio Augusto Sales Fontes estudou Engenharia na Universidade Federal da Paraíba, mas não concluiu o curso. De 1970 a 1973, residiu nos Estados Unidos, onde estudou Fotografia no New York Institute of Photography, em 1970; e Antropologia e História da Arte no Manchester College, no ano de 1971. Em 1974, foi morar no Rio de Janeiro e iniciou a carreira como fotógrafo profissional. Na década seguinte, trabalhou para diversas revistas informativas, como Veja, Exame e Isto É, antes de se decidir pela atuação independente no campo da fotografia documental nos anos 90. Nos anos 70, foi consultor técnico do Arquivo Fotográfico do Centro de Pesquisa e Documentação da Fundação Getúlio Vargas e do Arquivo Nacional.

Outro integrante da comissão de seleção do projeto, o carioca Pedro Vasquez, é fotógrafo, pesquisador, crítico, curador, jornalista e professor, tendo estudado jornalismo na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Nitérói, Rio de Janeiro. O artista foi colaborador de importantes veículos de comunicação nacionais e internacionais.

Setembro Fotográfico – É um evento gratuito que tem como principal objetivo colaborar para a promoção e visibilidade da fotografia contemporânea, reunindo grandes nomes da fotografia nacional, que estarão na Capital paraibana para realização de exposições, lançamento de livros, palestras e oficinas. Além de difundir a fotografia nacional, o projeto também tem como objetivo incentivar, divulgar e valorizar a produção fotográfica paraibana.