Comissão vai gerenciar programa de qualidade nos serviços da Emlur

Por - em 41

A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) implantou nesta quinta-feira (7) a Comissão Intersetorial que ficará responsável por efetivar as ações do Programa de Qualidade em Gestão Pública do Ministério do Planejamento do Orçamento de Gestão (Gespública). A Emlur foi o primeiro órgão municipal na Paraíba a aderir ao Gespública, fato que ocorreu em outubro do ano passado. Liderado pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, esse programa é desenvolvido para melhorar a qualidade da gestão de instituições públicas, promover a desburocratização e otimizar o atendimento à população.

A Comissão, que se reuniu pela primeira vez nesta quinta-feira, tem o objetivo de avançar nas conquistas obtidas durante a oficina de auto-avaliação, que ocorreu em 2007, quando foi elaborado um Plano de Melhoria da Gestão (PMG). O fórum visa contribuir para construção de uma nova instância de planejamento e integração entre os setores da Emlur.

Durante a reunião foi realizada a avaliação e definidas estratégias para disseminar e executar as atividades propostas pelo Planejamento Estratégico Participativo (PEP) de 2006/09. “A Comissão se constitui em um fórum onde as idéias fluem mais rapidamente dentro da empresa. Ela também se constituirá em um espaço para democratizar os processos decisórios da Emlur”, comentou a superintendente da Autarquia Especial Municipal de limpeza Urbana (Emlur), Laura Farias.

Também caberá à Comissão Intersetorial acompanhar as metas estabelecidas no PMG e preparar a próxima oficina de auto-avaliação do Gespública. Outra atribuição do grupo é avaliar as atividades ordinárias da Emlur registradas nos relatórios mensais e estabelecer uma dinâmica de comunicação interna permanente e eficaz, construindo uma cultura no servidor de reconhecimento de todas as ações do órgão e da gestão.

O diretor Administrativo da Emlur, Coriolano Coutinho, destacou que além de selar o compromisso com a atualização de mecanismos de transparência e excelência na gestão pública, a adesão da Emlur ao Gespública simboliza o amadurecimento que o órgão adquiriu na gestão atual. “Nosso compromisso é com o cidadão, com a qualidade do serviço oferecido e com o aperfeiçoamento do atendimento que realizamos. Nossa adesão ao Gespública mostra o compromisso que temos e a nossa constante busca de otimizar o trabalho”, comentou.

O GesPública, que tem como slogan ‘uma gestão pública a serviço de todos os brasileiros’, foi instituído pelo Decreto 5.378, de 23 de fevereiro de 2005. A idéia central é contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços públicos prestados aos cidadãos e o aumento da competitividade do País. Ele nasceu de uma fusão entre o Programa da Qualidade no Serviço Público (PQSP) e o Programa Nacional de Desburocratização.