Comitê de Monitoramento da Dengue se reúne para planejar ações contra a doença

Por - em 66

Os integrantes do Comitê de Monitoramento da Dengue em João Pessoa se reúnem nesta sexta-feira (27) para planejar ações e avaliar a situação da doença no município. A reunião acontece no auditório da Diretoria de Atenção à Saúde (DAS), na sede da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a partir das 9h. A iniciativa integra o Plano de Contingência Contra a Dengue, desenvolvido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa, por intermédio da SMS.

De acordo com Talita Tavares, diretora de Vigilância à Saúde da SMS e uma das integrantes do Comitê, a reunião irá apresentar, dentre outros pontos, as atuais ações de combate à dengue e divulgar a Sala de Situação da doença no município.

“Estamos trabalhando com a execução de várias ações em todos os níveis. No mês de março lançamos o hotsite (http://joaopessoa.pb.gov.br/dengue/) ‘sala de situação da dengue’, convocamos mais 53 agentes de endemias aprovados no último concurso da Saúde, realizamos visita técnica aos núcleos da vigilância epidemiológica dos hospitais, distribuímos material para prova laço e estabelecemos plantão das 24h para recebimento das notificações dos casos mais graves da doença”, ressaltou Talita Tavares.

Números – Talita lembrou também que, apesar do número de casos de notificação de dengue ser inferior ao ano passado, é necessário um acompanhamento para que este percentual permaneça na faixa de controle. “No ano passado tivemos 900 casos de notificações de dengue e este ano contabilizamos, no mesmo período, cerca de 800 notificações. No entanto, observamos que nas últimas semanas tivemos um aumento do número de notificações neste mês de abril em relação aos meses anteriores,” afirmou a diretora de Vigilância à Saúde.