Comitiva da Funjope participa de evento sobre diversidade cultural

Por - em 38

Uma comitiva formada por integrantes da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) participou nesta semana, em Recife, do “Encontro Rumo à Cidadania Cultural”, realizado pela nova Secretaria da Cidadania e Diversidade Cultural e pela Representação Regional Nordeste do Ministério da Cultura, em parceria com a Secretaria de Cultura de Pernambuco e o Fórum de Gestores Públicos de Cultura da Região Metropolitana do Recife.

O evento contou com um grande número de artistas, produtores, coletivos e grupos do setor cultural, além de veículos de comunicação, universidades, representantes dos programas Cultura Viva e Brasil Plural e gestores públicos. Da Paraíba, estiveram entre outros o secretário de Cultura do Estado da Paraíba, Chico César, e o diretor executivo da Funjope, Milton Dornellas.

No encontro, além de serem debatidas as propostas e reflexões sobre caminhos para as políticas públicas no campo da cidadania e da diversidade cultural, também foram discutidas questões a respeito da conjuntura atual da política nacional de cultura do Governo Federal.

Na ocasião, a secretária de Cidadania e Diversidade Cultural, Marta Porto, ressaltou que estes encontros estão acontecendo em todo o Brasil. “Queremos firmar um compromisso com a diversidade cultural e as diferentes etnias existentes no país. Está colocado o nosso compromisso de envolver o movimento cultural com as grandes questões sociais”, destacou.

Já o coordenador do Programa Cultura Viva, Celso Piva, falou da nova secretaria. “Trabalhar a diversidade cultural vai permitir potencializar a cultura do Brasil, uma vez que não se faz cultura sem a diferença e sem o imaginário de cada um”, frisou.

Diretor executivo da Funjope, Milton Dornellas avaliou o encontro como bastante positivo e produtivo. “Tivemos a oportunidade de receber informações por parte da secretária Marta Porto, que pode esclarecer os processos da gestão anterior e o planejamento dessa nova gestão no que diz respeito aos projetos implementados pelo Minc, a exemplo dos pontos de cultura, programa cultura viva, cultura digital, escola viva e ação griô”.

Dornellas também ressaltou a importância da participação da equipe da Funjope. “É extremamente importante a presença de nossa equipe num encontro como esse, pois dessa forma podemos nivelar as informações e unificar o discurso e a prática da Fundação Cultural de João Pessoa”, concluiu.