Comitiva visita Emlur para conhecer processo de coleta seletiva

Por - em 28

Representantes do município de Igarassu (PE) fizeram, nesta sexta-feira (13) uma visita a Autarquia Especial de Limpeza Urbana (Emlur) para conhecer como é feito o processo de coleta, triagem e comercialização de material reciclável na cidade.

A comitiva, presidida pelo vice-prefeito de Igarassu, Herbert Gonçalves, foi recebida pelo superintendente da Emlur, Coriolano Coutinho, que explicou como a atual administração investiu na reestruturação dos núcleos de coleta seletiva e incentivou a população, por meio das campanhas educativas, a fazer a separação dos resíduos..

Durante a visita, Coriolano destacou a implantação do Projeto ‘Acordo Verde’, em 2007, que transformou os catadores em agentes ambientais, resgatando a cidadania dessas pessoas, reforçou o comprometimento dos moradores com a coleta seletiva e aumentou a produção do material reciclado.

O que mais chamou a atenção da comitiva foi a importância que a Prefeitura Municipal de João Pessoa, por intermédio da Emlur, dá aos trabalhadores de material reciclado e o investimento feito em campanhas educativas. “Queríamos conhecer esse trabalho ‘in loco’, trocar experiências e criar um intercâmbio administrativo para implantar a coleta seletiva em nossa cidade”, disse Herbert Gonçalves, que ressaltou a gestão de limpeza urbana de João Pessoa como referência no Nordeste.

Além do vice-prefeito Herbert Gonçalves, participaram do encontro o secretário de Obras, Renato Fernando; o presidente da Empresa de Urbanização (Urbi), Haroldo Gonçalves, e o vereador Ademerval de Almeida (PR). O coordenador dos Núcleos de Coleta Seletiva da Emlur, engenheiro Edilberto Fernandes,também acompanhou a visita da comitiva pernambucana.

O superintendente Coriolano Coutinho disse que visitas técnicas são importantes para que haja trocas de informações entre gestões, melhorando ainda mais a vida da população e a qualidade na prestação dos serviços.