Comitiva visita escolas e comprova os bons resultados na educação

Por - em 64

Acompanhado de vereadores, secretários e jornalistas, o prefeito Luciano Agra visitou duas escolas da rede municipal na manhã desta quinta-feira (12). A comitiva esteve primeiro na Escola Municipal Olívio Ribeiro Campos e de lá seguiram para a Escola Municipal Aruanda. As duas instituições estão localizadas no bairro dos Bancários.

A iniciativa de visitar as escolas partiu da secretaria, onde convocou os parlamentares durante sessão na Câmara Municipal nesta última terça-feira. Ambas foram exibidas no programa Fantástico no último domingo onde desencadeou uma série de questionamentos sobre a qualidade da merenda escolar.

No local, todos puderam ver de perto a merenda oferecida as crianças, como também a estrutura física do colégio, que conta com sala de cinema, laboratório de informática (com 34 computadores), ginásio poliesportivo, duas quadras de areia, gabinete odontológico e biblioteca.

Compromisso – O prefeito Luciano Agra reafirmou o compromisso com a população garantindo que Governo Municipal atende mais de 70 mil estudantes, o equivalente a aproximadamente 10% dos moradores de João Pessoa. ”Eu confio na minha equipe. A secretaria de educação é formada por profissionais responsáveis. A comunidade escolar está segura”.

Luciano Agra ainda acrescentou que não se pode julgar um fato isolado, onde algumas crianças deixaram no prato resto da merenda. “Esse é um problema de deseducação alimentar. As crianças sempre preferem os alimentos mais calóricos e menos nutritivos. A nossa missão é regionalizar o cardápio oferecendo alimentos com alto índice de vitaminas e minerais”, conclui Agra.

A secretária de Educação Ariane Sá, lamentou a ausência de alguns vereadores. “Infelizmente alguns parlamentares não compareceram, muitos deles que questionavam a lisura do nosso trabalho. Gostaria que eles também comprovassem que nas unidades escolares não têm nada de irregular”, relata Ariane.

Depois de percorrer toda a escola e acompanhar a merenda das crianças, o presidente da Câmara Municipal Durval Ferreira disse que estava satisfeito com os resultados positivos. “Esse momento é muito importante porque podemos comprovar que os alunos da rede municipal estão bem assistidos”. Assim como o vereador Felipe Leitão, que se disse satisfeito com o que viu.

“Conferindo de perto, vimos que a realidade vivida pelo alunado de João Pessoa é outra. Fico muito feliz em saber que os estudantes estão sendo bem cuidados, como merecem”, afirma o parlamentar.

O diretor da Escola Olívio Ribeiro Campos, José Mário Araújo, explicou que a instituição possui 700 alunos, do 1º ao 9º ano. “Não temos o que esconder. No dia da gravação o cardápio era mungunzá, alimento regional. É natural que alguma criança rejeite, já que o paladar é mais aguçado para o cachorro quente, refrigerantes e doces, mas temos que pensar sempre na saúde da criança, por isso nosso cardápio é bem diversificado”.

Segunda parada – A comitiva logo em seguida partiu para a Escola Municipal Aruanda. Mais uma vez os presentes andaram pelo espaço escolar e puderam conferir tudo limpo e organizado. A diretora da instituição de ensino, Abigail Niedja,  se disse surpresa com a visita.

“Estamos surpresos e felizes com todos aqui. Assim podemos mostrar como é nossa realidade. Trabalhamos juntos para manter sempre nossas crianças bem assistidas e assim continuaremos”, reiterou

A Escola Aruanda possui cerca de 450 alunos e está passando por reformas e ampliações de seus espaços. A obra prevê melhorias para os alunos e docentes. Abigail revelou que a obra está para ser inaugurada em poucos dias.

“Teremos um auditório (com capacidade para 144 lugares), biblioteca padrão, laboratório de ciência e salas de artes, de bandas e de recursos (para alunos especiais), tudo isso para oferecer um ensino de qualidade aos estudantes”, afirma a diretora da escola.

A comitiva de vereadores foi composta por o presidente da Câmara Municipal, Durval Ferreira (PP), Geraldo Amorim (PDT), Bruno Farias (PPS), João dos Santos (PR), Felipe Leitão (PRP), Raoni Mendes (PDT), Benilton Lucena (PT), Zezinho Botafogo (PSB) e Sandra Marrocos (PSB).

Cardápio elaborado – A coordenadora da Alimentação Escolar Municipal, Simone Leite Gouveia de Figueiredo, explicou que os cardápios são elaborados pelas nutricionistas da SEDEC e enviados ao Ministério Público e a Empresa Prestadora de Serviço no mês anterior da sua execução.  Acesse o Ofício Sedec.