Companhia leva encanto do teatro de bonecos para o Bairro do Valentina

Por - em 42

A alegria e a descontração do Teatro de Bonecos vão estar presentes neste domingo (16), a partir das 16h, no campinho de futebol da Comunidade Santa Bárbara, situado na Rua Maria do Nascimento, no bairro do Valentina de Figueiredo, com a apresentação do espetáculo ‘O Boi Encantado’, da Cia de Teatro Boca de Cena, dentro do projeto Bonecos na Rua, promovido pela Prefeitura Municipal (PMPJ), por intermédio da sua Fundação Cultural (Funjope).

O Projeto Bonecos na Rua é a concretização de um desejo antigo da Cia Boca de Cena de levar o teatro de bonecos e cultura popular ao maior número de pessoas possíveis. “Durante muito tempo nós questionamos sobre qual seria o real papel dos órgãos públicos para com as produções culturais da nossa cidade. Chegamos à conclusão de que a melhor forma de incentivar a cultura popular está no respeito a quem faz e vive cultura e a Funjope tem sido uma grande parceira, não só da Boca de Cena, mas de todos aqueles que se preocupam com um futuro mais digno para nossos artistas”, declarou o diretor da Companhia, Artur Leonardo.

Amanda Viana, José Valério e Samantha Barreto, demais integrantes da Boca de Cena, corroboram com o pensamento do diretor quando reconhecem que a criação de espaços, a estruturação de outros já existentes e a dinamização dos eventos de nossa cidade têm um significado real e prático para melhoria da vida dos artistas. “Dinheiro público não serve apenas para bancar cachê de artista, mas para criar condições para que ele possa produzir e se apresentar”.

Encantado – O espetáculo ‘O boi encantado’ é resultado das pesquisas desenvolvidas no Centro de Pesquisa e Difusão de Teatro de Bonecos do Estado da Paraíba, que objetiva fazer uma releitura do ‘Babau’, como é mais conhecido o teatro de bonecos popular no Nordeste, utilizando os recursos técnicos disponíveis no teatro convencional, com o cuidado de manter a irreverência, a interatividade, a poesia e o lirismo dessa linguagem teatral.

A apresentação faz um verdadeiro mergulho no folclore brasileiro, onde mistura a poesia de cordel com a magia de personagens de literatura infantil, formando uma belíssima trama, que interage com o público, convidado a participar, tornando-se parte integrante do espetáculo.

Comunidades atendidas – O projeto, que acontece desde julho, já visitou as comunidades de Engenho Velho, Mussumago, Alto do Mateus, Mandacaru, 13 de Maio, Jardim Veneza, José Américo e Gramame. Até o final do ano os bonecos vão percorrer mais 16 comunidades consideradas de pouco acesso às produções culturais de nossa cidade. As apresentações acontecerão todos os domingos a partir das 16h00, sempre na rua ou em espaços abertos ao público.

Para as apresentações é montada uma estrutura de teatro, luz e som, onde a comunidade poderá assistir espetáculos como “O Boi Encantado”, “Colcha de Retalhos”, “Brincadeiras de Criança”, “A Árvore Generosa”, “O Gênio da Garrafa”, entre outros que compõem o repertório do grupo.

No último domingo (09), o projeto foi apresentado na comunidade de Gramame, onde, mesmo debaixo de muita chuva, ninguém deixou o pavilhão da quadrilha Chã da Cutia.