Companhia mineira encena espetáculo teatral no projeto Vértice em JP

Por - em 68

O texto de um dos melhores contistas brasileiros do século passado, Caio Fernando Abreu (1948-1996), será encenado no espetáculo mineiro “Aqueles Dois”, da Companhia Luna Lunera. A apresentação acontece neste sábado (19) e domingo (20), às 20h, no Teatro Ariano Suassuna, na Capital. A iniciativa faz parte da programação do projeto Vértice, da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), que ocorre mensalmente.

“Aqueles Dois” se baseia na rotina de uma repartição. É uma metáfora para qualquer ambiente inóspito e burocrático de trabalho. A história revela o desenvolvimento de laços de cumplicidade entre dois de seus novos funcionários, Raul e Saul. Essa relação acaba gerando incômodo nos demais colegas de profissão. Além da encenação, os atores também inserem suas próprias referências e leituras ao texto de Caio Fernando Abreu.

O conto foi publicado, na primeira versão, em “Morangos Mofados” (Brasiliense, 1982). Ele faz parte ainda de “Os Cem Melhores Contos Brasileiros do Século” (curadoria de Italo Moriconi, Objetiva, 2000). No texto, como praticamente em toda produção literária de Caio Fernando Abreu, são múltiplas as citações ou simples menções a artistas e obras de áreas diversas, locações urbanas, letras de músicas, filmes, épocas, misturando, despudoradamente, o mundo biográfico e ficcional.

A peça foi contemplada no 13º Prêmio Sesc-Sated (MG), nas categorias Melhor Espetáculo e Melhor Direção; no 5º Prêmio Usiminas-Sinparc, como Melhor Espetáculo, Melhor Direção e Melhor Ator (Rômulo Braga); foi indicado ao Prêmio Shell São Paulo 2009, como Melhor Direção, Melhor Cenário e Melhor Iluminação, tendo conquistado este último. A direção e criação são de Cláudio Dias, Marcelo Souza e Silva, Odilon Esteves, Rômulo Braga e Zé Walter Albinati.

Oficinas – A Companhia Luna Lunera também está ministrando uma oficina desde a última quarta-feira (16), que se encerra nesta sexta-feira (18). As aulas acontecem das 18h30 às 21h, na Escola Estadual de Artes, localizada no Mosteiro de São Bento, Centro da Capital.

Confira a programação do Vertice neste sábado e domingo:

19/11 (sábado)

Workshop de Dança Odissí com Silvana Duarte

Horário: 9h às 12h

Local: Sala Funjope

Workshop de Dança Kathak com Gyaneshree Karahe.

Horário: 15h às 18h

Local: Sala Funjope

Espetáculo de teatro “Aqueles Dois” (Companhia Luna Lunera)

Horário: 20h

Local: Teatro Ariano Suassuna

20/11 (domingo)

Espetáculo de teatro “Aqueles Dois” (Companhia Luna Lunera)

Horário: 20h

Local: Teatro Ariano Suassuna