Comunidade define em plenária prioridades de investimento no Alto do Mateus

Por - em 19

A Coordenadoria do Orçamento Democrático promoveu, nesta segunda-feira (25), a primeira reunião regional, que marca o começo da primeira etapa do ciclo de discussões com a população de João Pessoa acerca do Orçamento do município. Os moradores da 9ª região atenderam ao chamado da Prefeitura de João Pessoa (PMJP) e lotaram o ginásio do Centro Esportivo Chievo Brasil, no bairro do Alto do Mateus. Cerca de 600 pessoas participaram do evento.

Nesta fase, o Governo Municipal presta contas à população das obras, serviços e ações realizadas na localidade nos últimos três anos e começa a construir, em parceria com o povo, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2009. No começo de cada reunião, as pessoas recebem uma ficha de demandas, onde devem apontar as três prioridades para a região a serem inseridas nas peças orçamentárias. As três prioridades definidas pelos moradores da 9º região foram saúde (27%), geração de emprego e renda (20%) e educação (15%).

A coordenadora do Orçamento, Sandra Marrocos, apresentou em um telão as prioridades eleitas na 9ª região nos anos de 2006, 2007 e 2008 e as obras já realizadas nesta área, de acordo com as indicações populares. “É muito importante que este espaço de discussão entre o poder público e a sociedade civil seja cada vez mais forte em nossa cidade, o Orçamento Democrático possibilita que a população acompanhe de perto os investimentos que a Prefeitura vem fazendo com a verba pública”, ressaltou.

Espaço democrático – Michele Brito, moradora do Bairro dos Novais, participou pela primeira vez de uma plenária popular e pôde entregar diretamente ao prefeito Ricardo Coutinho (PSB) um documento com as principais reivindicações dos moradores de seu bairro. Para ela a cidade está de cara nova. “Percebemos que a gestão vem trabalhando muito e podemos notar as mudanças em todos os cantos da cidade”. Segundo Michele, a Prefeitura deve intervir no bairro dos Novais nos setores de infra-estrutura e educação.

Em um diálogo aberto e franco com a população, o prefeito Ricardo Coutinho expôs as dificuldades e desafios que o Governo Municipal vem enfrentando e citou algumas realizações que já foram concretizadas em sua gestão.

Ele expressou sua satisfação em ver uma grande quantidade de pessoas reunidas tarde da noite para discutir com a gestão o orçamento da cidade. “João Pessoa não registrava em sua história um espaço onde as pessoas se reuniam com a gestão para discutir o orçamento da cidade, para ouvir críticas ou elogios e isto hoje é uma realidade. Estamos aqui para construir o futuro. Imaginem se o Orçamento Democrático já existisse há 10 anos o quanto esta cidade teria evoluído e ganho com a participação popular”, disse.