Comunidade do Grotão recebe orientações no dia de serviços

Por - em 115

Atender a uma comunidade carente que não tem o hábito de procurar o serviço de atenção básica. Esse foi o objetivo do dia de serviços oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) através das Unidades de Saúde da Família (USF) Grotão II e III. Durante toda a manhã desta quarta-feira (17), os moradores receberam informações sobre dengue, orientação sexual, vacinação, verificação de pressão, glicemia e apresentações culturais.

De acordo com a diretora do Distrito Sanitário II, Tâmara Guedes, a comunidade 1º de Abril, que fica próxima ao Grotão, necessita que o atendimento fique mais próximo deles. “Essa comunidade é uma ocupação, com pouca infraestrutura. Eles não procuram a unidade de saúde perto e também, como muitos são catadores de lixo, a área estava com muitos focos do mosquito da dengue, mas, sobre isso eles já foram orientados”, comentou.

Tâmara comentou que apesar da dificuldade dos moradores da 1º de Abril procurarem o serviço médico, três Agentes Comunitário de Saúde (ACS) estão fazendo o acompanhamento da comunidade. “Nós divulgamos este evento durante duas semanas para que eles possam realmente nos procurar e depois criar o hábito de procurar a USF”, disse.

O evento contou com o apoio de estudantes de fisioterapia da Universidade Federal da Paraíba e de medicina de uma faculdade particular da cidade. O grupo La Tocando, formado por crianças do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), se apresentou durante o evento, assim como alunos da Escola Municipal Pedra do Reino, que fizeram uma apresentação musical com flautas.