Comunidade espera reunir mil pessoas na ‘I Grande caminhada pela paz’

Por - em 29

O Conselho Gestor da Praça Bela, no Funcionários II, o Clube de Mães Força Viva (Funcionários III) e igrejas evangélicas e católicas da região promoverão, na próxima quarta-feira (14), a partir das 15h, a I Grande Caminhada pela Paz. O objetivo é sensibilizar a população e as autoridades públicas para o combate à violência, principalmente entre os jovens, que, segundo os organizadores, está sendo motivada pelo aumento do consumo de drogas. A estimativa é que mais de mil pessoas participem do evento, que conta com o apoio da Prefeitura de João Pessoa (PMJP).

O secretário executivo do Conselho Gestor da Praça, Luiz Costa Sobrinho, disse que os organizadores estão mobilizando estudantes de 14 escolas públicas e particulares das comunidades Funcionários II, II e IV, Grotão, Maria de Nazaré, Presidente Médici, João Paulo II e Ernani Sátyro. Também estão envolvidos meninos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e do Centro de Referência em Educação Infantil (Crei) da comunidade Maria de Nazaré e beneficiários do Centro de Referência da Cidadania, do Funcionários II.

“Nossa região tem um IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) baixo e o crescimento da violência – principalmente entre os jovens, que estão sendo assassinados por causa de envolvimento com o tráfico – tem preocupado nós moradores. Por isso, tomamos a iniciativa de – a partir das escolas e das famílias – chamar a atenção das autoridades para o problema”, explicou.

A presidente do Clube de Mães Força Viva afirmou que a comunidade está reivindicando mais policiamento e a reativação de postos policiais na área. “Ainda não estamos enfrentando uma situação de calamidade, mas estamos nos mobilizando preventivamente para que isso não aconteça”, argumentou.

A caminhada começará no Funcionários IV, em frente ao Mercadinho Marques, e percorrerá cerca de seis quilômetros, nos bairros Funcionários II, Grotão, João Paulo e Funcionários III. A idéia é que, ao passar por cada comunidade, a caminhada ganhe mais participantes. O trajeto será animado por grupos de evangélicos e católicos, culminando com um ato ecumênico na Praça Bela. No local, também haverá apresentações culturais. O evento será encerrado com um “abraço” à praça, que se tornou um ponto de encontro dos moradores da região.

Contatos para a imprensa: Luiz Costa Sobrinho (8878 4690) ou Maria José Silva (8872 8520)