Comunidade Jardim Guaíba recebe arrastão da Emlur nesta 2ª feira

Por - em 23

A comunidade Jardim Guaíba, em Oitizeiro, zona oeste de João Pessoa, receberá nesta segunda-feira (13) mais um arrastão de limpeza promovido pela Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur). Essa ação conta com a parceria da Secretaria de Saúde, por meio dos Programas de Saúde da Família (PSFs) dos Funcionários I e do Jardim Guaíba, que fazem parte do Distrito Sanitário I. Segundo dados levantados pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) no Estudo Demográfico de Bairros e Aglomerados, o Jardim Guaíba possui 1.600 habitantes e 350 domicílios, numa área de 25.984 m².

A concentração para o início do arrastão de limpeza será na Unidade Saúde da Família, que fica entre as ruas Desembargador Maurício Furtado e Ambrósio Vitorino de Pontes, ao lado do terminal dos ônibus dos Funcionários I, a partir das 8h. Nesse local, a Emlur montará uma tenda para anotar demandas da comunidade. As solicitações serão encaminhadas para as respectivas secretarias da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).

O trabalho da Emlur será realizado por 60 agentes de limpeza, que desenvolverão ações de remoção de entulho, capinação, varrição e roço. A equipe de Operações Especiais ‘Caça-Caramujo’ da Autarquia vai atender às solicitações da população e recolher os caramujos africanos de terrenos e edificações. Eles farão a coleta dos animais utilizando baldes com água e sabão para matá-los.

A Autarquia também vai atuar na fiscalização dos terrenos desocupados localizados na comunidade com uma equipe composta por dez fiscais. Durante a operação, além dos equipamentos manuais (enxadas, pás, carros de mão, vassouras), serão utilizados caminhões e roçadeira, para facilitar o serviço dos agentes de limpeza.

Paralelo ao arrastão de limpeza, os profissionais dos PSFs farão palestra em escolas da comunidade sobre combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue. Já os educadores ambientais da Emlur levarão aos alunos e professores informações sobre o acondicionamento correto dos resíduos e os problemas que são gerados à saúde pública e ao meio ambiente ao se colocar lixo em local inadequado.

Pela manhã, as discussões ocorrerão na creche Alaíde Alves Faustino e Escola Estadual José de Alencar. À tarde, nas Escolas Estadual Maestro José Siqueira e Cônego Nicodemos Neves. As palestras preparam a comunidade para uma ação da Vigilância Ambiental que acontecerá no dia 16 nos Funcionários I e no Jardim Guaíba. Nessa data, 40 agentes de vigilância ambiental estarão promovendo um arrastão contra o mosquito da dengue. Para o superintendente da Emlur, Coriolano Coutinho, os arrastões têm o objetivo de tornar a cidade de João Pessoa cada vez mais limpa, levando para os bairros os serviços oferecidos pela Autarquia.