Comunidade quilombola de Paratibe recebe Estação de Serviços nesta sexta

Por - em 25

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) promove nesta sexta-feira (11), das 8h às 13h, o projeto ‘Estação de Serviços’ na comunidade quilombola de Paratibe, em comemoração ao mês da Consciência Negra. Várias ações de saúde, educação, cidadania e cultura serão realizadas no local, que fica na Rua Jacarandá, PB 008, bairro do Valentina.

O objetivo é promover a cidadania, fazendo com que serviços essenciais sejam trazidos para perto da população, segundo a coordenadora Marcela Árbia. “A Estação de Serviços é um canal de contato direto com a sociedade. Através dela, a gestão rompe barreiras e se aproxima cada vez mais dos cidadãos. São oferecidos serviços básicos como retirada de documentos, saúde e educação, que muitas vezes as pessoas não têm a oportunidade de chegar até eles, por falta de condições ou mesmo informações”, explicou.

Durante toda a manhã a população terá acesso a retirada de documentos de Identidade (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF), carteira de trabalho e previdência social (CTPS) e certidão de nascimento, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Humano do Estado (Sedeh), através do ‘Programa Cidadão’. Para Marcela, esse é um dos principais serviços, visto que nas comunidades mais carentes muitos não tem nem mesmo a Certidão de Nascimento. “Em cada estação são atendidas uma média de 500 pessoas e o principal problema encontrado é a falta de documentação de grande parte delas”, frisou.

Também serão oferecidos serviços de saúde, pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), como aferição da pressão arterial, testes glicêmicos, distribuição de preservativos e orientação a respeito de doenças sexualmente transmissíveis, alimentação saudável, tabagismo, prática de atividades físicas e muito mais. A Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans) irá distribuir informativos sobre o trânsito e realizará ações educativas.

Uma pequena exposição de produtos recicláveis será realizada pela Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), que também realizará uma oficina de sabão ecológico e orientações sobre coleta seletiva. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam) distribuirá mudas com a população, incentivando os cuidados com a natureza. O Detran, a Ouvidoria Municipal, o Procon, o Centro de Assistência às Vítimas de Violência (CEAV) e o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) estarão presentes orientando os moradores da comunidade sobre os serviços oferecidos pelo poder público à população e distribuindo materiais informativos.

Na programação ainda constam atividades recreativas, realizadas por meio da Secretaria de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer) e aulas de xadrez, oferecidas pela Secretaria de Educação e Cultura (Sedec).

Consciência Negra – De acordo com a coordenadora do projeto ‘Estação de Serviços’, Marcela Árbia, a realização do evento em uma comunidade quilombola é alusiva às comemorações do mês da Consciência Negra, denominado ‘Novembro Negro’. “A prefeitura apoia a causa da consciência negra e trabalha pela valorização da cultura afro-brasileira, valorizando a igualdade racial e combatendo o racismo”, afirmou.

Durante todo o mês, será realizada uma vasta programação com atividades em bairros da cidade, pautada na discussão sobre o dia 20 de novembro (Dia da Consciência Negra) e a promoção da igualdade racial.

 

Serviço:

Estação de Serviços

Saúde:

– Orientações sobre o funcionamento dos serviços de saúde;

– Orientações sobre tabagismo;

– Orientações sobre alimentação saudável;

– Orientações sobre práticas de atividades físicas;

– Orientações sobre outras doenças e agravos;

– Redução de danos com teste rápido de HIV.

STTrans:

– Educação para o trânsito;

– Distribuição de informativos.

Ouvidoria Municipal:

– Informativos e ouvidoria pedagógica.

Séc. de Desenvolvimento Humano do Estado:

– Emissão de CPF e RG.

Sedesp:

– Informativos sobre o Empreender Jovem;

– Vagas de empregos disponíveis no Sine-JP;

– Informativos sobre o Programa ProJovem Trabalhador.

 

Emlur:

– Coleta Seletiva;

– Oficinas de sabão ecológico.

Procon:

– Distribuição de material informativo.

Sedec:

– Xadrez.

Semam:

– Distribuição de mudas.

Detran:

– Informativos Gerais sobre Carteira de Motorista (CNH) e educação no trânsito.

CEAV:

– Informativos e atendimentos.

Cras:

– Informativos e atendimentos.

Sejer:

– Atividades Recreativas.