Comunidade Quilombola do Paratibe recebe ação de saúde

Por - em 33

A Comunidade Quilombola do Paratibe recebeu na manhã desta sexta-feira (16) mais uma ação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) que levou informação e serviços aos moradores daquela localidade. Desde 2005 a gestão municipal desenvolve ações semelhantes que buscam estreitar a relação entre os usuários da rede pública de saúde e os profissionais que atuam na área.

Durante a etapa da Comunidade Quilombola do Paratibe, foram realizadas palestras voltadas para os adolescentes com orientação sexual e DST/AIDS, além de escovódromo e aplicação de flúor com a distribuição de kits de escovação para as crianças. Os adultos puderam solicitar exames e aferir a pressão arterial.

Joseane Pereira, Presidente da Associação dos Quilombolas de Paratibe, destacou a importância dessa ação na comunidade. “Nossa comunidade precisa fazer um resgate cultural das nossas origens, mas precisamos também de ações de cidadania como essa”, afirmou Joseane, esclarecendo que a Comunidade Quilombola tem cerca de 200 anos mas o direito de posse da terra só foi reconhecido em 2007. Atualmente, o grupo possui 130 famílias com cerca de 170 crianças, todas atendidas pela Unidade de Saúde da Família Rosa de Fátima.

Os participantes puderam acompanhar a apresentação de capoeira do Grupo Paratipe em Ação, formado por adolescentes quilombolas, que também recebem aulas de percussão e reforço escolar.