Comunidade Tito Silva recebe primeiras medidas do programa João Pessoa em Ação de 2017

Por Larissa Claro - em 860

A comunidade Tito Silva, localizada nas imediações dos bairros Castelo Branco e Miramar, é a primeira a receber as medidas do João Pessoa em Ação em 2017. O programa de caráter preventivo é da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC/JP) e tem o objetivo de minimizar as ocorrências decorrentes dos efeitos das chuvas.

O coordenador do órgão, Noé Estrela, explica que a área é considerada prioritária por acomodar uma das comunidades ribeirinhas mais problemáticas da cidade. “Principalmente no período de chuva, porque a água se eleva e acaba inundando as casas”, ressalta.

As ações já estão em execução e contam com auxilio de máquinas e pessoal da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur). “Nós estamos com equipamento de grande porte, uma máquina escavadeira hidráulica é responsável pela limpeza e escavação do leito do rio. Um barco com o pessoal da Emlur nos auxilia com a liberação da vegetação do outro lado da margem, onde a máquina não alcança”, explica Estrela.

Ainda segundo Noé, as ações vêm surtindo efeitos positivos e a cada ano a Defesa Civil se empenha no aperfeiçoamento dessas ações “No ano passado tivemos problemas em relação à vegetação, que descia junto com a correnteza e ficava encostada à ponte de passagem, criando um represamento da água. Então já estamos resolvendo essa situação por lá”, ressaltou.

Depois da Tito Silva, o João Pessoa em Ação seguirá para a comunidade São José, que também é considerada uma área problemática e exige cuidado especial. “Outras comunidades também serão trabalhadas. Já realizamos ações na Epitácio Pessoa e na Beira Rio, onde começamos a fazer a retirada de lixo. A comunidade Guaíba já foi beneficiada, com a limpeza do rio. Nós já fizemos a programação para 2017 e com certeza quando o inverno chegar o impacto vai ser bem menor para essas comunidades”, reforça Noé Estrela.

João Pessoa em Ação – Implantado pela PMJP em 2013, o programa acontece todos os anos, com a finalidade de estabelecer procedimentos estratégicos de serviços preventivos, proporcionando o atendimento eficiente junto aos pessoenses.

Além da Defesa Civil, integram a força-tarefa as secretarias de Infraestrutura (Seinfra), Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Desenvolvimento Social (Sedes), Meio Ambiente (Semam) e Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), além da Guarda Municipal e da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob). Ainda são parceiros da iniciativa o Corpo de Bombeiros, Energisa e Cagepa.

Salvar